EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS JÁ SÃO SENTIDOS PELO MUNDO
De acordo com o relatório Climate Change 2014: Impacts, Adaptation and Vulnerability, o mais recente do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC), o mundo está mal preparado para os riscos de uma mudança climática. O setor energético é apenas um dos que devem se adaptar aos novos desafios. O relatório diz que os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos pelo mundo e detalha os atuais impactos desse cenário, seus riscos para o futuro e as oportunidades de se providenciarem ações efetivas para reduzi-los.
Segundo o relatório, os impactos observados de uma mudança climática já afetaram a agricultura, a saúde humana, ecossistemas na terra e nos oceanos, suprimentos aquáticos e os meios de subsistência de algumas pessoas. O presidente do grupo, Chris Field (foto), disse que o entendimento de que a administração dos riscos das mudanças climáticas é um desafio abre um leque de oportunidades de adaptação integrada com desenvolvimento econômico e social, além de iniciativas para limitar o futuro aquecimento. “Nós definitivamente enfrentamos desafios, mas entendê-los e atacá-los de forma criativa pode fazer da adaptação um importante caminho para construir um mundo melhor no curto prazo e além”, acrescentou.
O grupo espera que as mudanças climáticas aumentem a demanda por energia na maior parte do mundo e criem novos padrões, como o menor uso de energia para aquecimento e maior para resfriamento, e afetem fontes de energia e tecnologias. A eficiência de combustíveis fósseis e geração nuclear, biomassa e solar, por exemplo, podem ser negativamente afetadas. A disponibilidade de água e sua temperatura para resfriamento são preocupações primárias para plantas de energia nuclear. As opções para a adaptação a esse cenário teriam um alto custo.
O relatório consiste em dois volumes. O primeiro contém um sumário para os criadores de políticas, um sumário técnico e capítulos que enumeram os riscos de cada setor e as oportunidades de resposta a eles. O segundo volume trata dos riscos e oportunidades de reposta em cada região geográfica. O trabalho conclui que os impactos das alterações climáticas sobre o fornecimento de energia serão parte de um quadro evolutivo dominado pelo desenvolvimento tecnológico na busca por fontes de energia mais seguras, baratas e confiáveis, bem como de mitigação e adaptação à nova realidade.
Deixe seu comentário