EFICIÊNCIA OPERACIONAL NO PRÉ-SAL ATINGIU 92,4% NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS | Petronotícias




faixa - nao remover

EFICIÊNCIA OPERACIONAL NO PRÉ-SAL ATINGIU 92,4% NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

Por Daniel Fraiha, Bruno Viggiano e Luigi Mazza – 

Antonio-Pinto-Solange-Guedes-e-Marcos-AssayagA Petrobrás não tem conseguido animar os investidores nos últimos tempos, mas continua atingindo marcas importantes no processo de exploração e produção do pré-sal. A diretora de E&P da estatal, Solange Guedes, afirmou durante palestra na OTC Brasil, nesta quarta-feira (28), que a companhia conseguiu atingir um índice de eficiência operacional de 92,4% no pré-sal nos últimos três anos.

Guedes traçou um panorama completo da trajetória da Petrobrás como produtora offshore nas últimas décadas, elogiando os profissionais da empresa que tiveram papel fundamental nesse período, como Antônio Capelero Pinto, que recebeu o prêmio especial da OTC Brasil por sua concepção do pré-sal, e Marcos Assayag, que já havia recebido o prêmio equivalente na OTC de Houston.

Nesse panorama evolutivo, a diretora informou que o desempenho da operação na camada alcançou uma redução de 57% no tempo consumido com a construção de poços – incluindo a perfuração e a completação – entre 2010 e 2015, o que gerou uma economia equivalente de US$ 1,77 bilhão.

“A padronização de equipamentos como árvores de natal e manifolds, dentre outros avanços, foi um dos fatores importantes para a geração de ganhos de eficiência”, explicou Guedes.

Ao longo desse período, a companhia atingiu a marca de 128 poços exploratórios perfurados e já processados, além de 48 poços injetores e produtores, ligados a 15 sistemas de produção em operação. O custo médio do barril produzido no pré-sal, segundo a Petrobrás, é de U$S 9 por barril, enquanto a média internacional é de US$ 15.

O resultado disso é uma produção de 1,120 milhão de barris de óleo equivalente por dia até o último dado compilado, sendo que há poços atingindo a marca de 30 mil barris extraídos por dia.

“Isso foi possível graças ao conhecimento técnico da empresa, da dedicação da equipe e da aplicação de novas tecnologias”, afirmou a diretora, ressaltando que a produção na área triplicou nos últimos 30 meses.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Os recordes da Petrobras, a “incompetente”. Vídeo mostra como foram alcançados | Senzala NewsOs recordes da Petrobras, a "incompetente". Vídeo mostra como foram alcançados - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] palestra da Diretora de Exploração e Produçao da Petrobras, Solange Guedes, em palestra na Offshore Technology Conference Brasil, que se realiza aqui no Rio de […]

trackback

[…] palestra da Diretora de Exploração e Produçao da Petrobras, Solange Guedes, em palestra na Offshore Technology Conference Brasil, que se realiza aqui no Rio de Janeiro: – a […]