EGÍPCIOS QUEREM 900 MILHÕES DE DÓLARES COMO INDENIZAÇÃO PELA INTERRUPÇÃO DE SEIS DIAS DO CANAL DE SUEZ
O Egito quer uma indenização de US$ 900 milhões da empresa proprietário do navio Ever Given, que ficou atravessado e encalhado bloqueando o Canal de Suez durante seis dias. Mesmo após uma longa semana de esforços para liberar o cargueiro, os conflitos parecem longe do fim. Em recente declaração à televisão estatal egípcia, o líder do ACS, autoridade do Canal de Suez, Osama Rabie disse que o navio permanecerá no Egito até que uma indenização seja paga pelos responsáveis. Com imagens capturadas por satélite, os egípcios mostram o canal e as consequências desse bloqueio, que deixou em espera 380 navios de todas as bandeiras, que foram obrigados a ficar na espera para fazer a travessia. Todos esses navios, já conseguiram transitar, através das eclusas do canal. Quase 12% de todo o comércio mundial depende da passagem no Canal de Suez.
As autoridades egípcias calcularam os prejuízos causados pelo incidente e, conforme estimativas, chegaram a conclusão que a indenização ficará em 900 milhões de dólares, tendo em vista que cargueiros passam por aquela via transportando grandes quantidades de petróleo e gás natural. No momento, o Ever Given se encontra atracado no Grande Lago Amargo, entre os extremos norte e sul do Canal de Suez, até que um valor decisivo para a liberação do veículo de quase 400 metros e 220 mil toneladas seja pago. Inicialmente, os motivos do incidente foram atribuídos ao mal tempo, porém ocorrerá uma investigação para que, também, seja analisada a possibilidade de uma falha humana que tenha levado ao histórico bloqueio. Em sua declaração, Rabie apontou que o canal jamais fora fechado devido a mau tempo, tampouco pode-se atribuir o incidente ao tamanho da embarcações, visto que veículos maiores cruzam aquelas vias o tempo todo. Os responsáveis pelo navio ainda não se manifestaram em resposta à multa pelas autoridades do Egito. O fato primordial é que as embarcações puderam voltar a transitar normalmente, reduzindo os impactos econômicos que causariam caso o deslocamento do Ever Given não fosse um sucesso.
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