EIG CONCLUI VENDA DE PARTICIPAÇÃO DA TBG PARA O GRUPO BELGA FLUXYS
A americana EIG Global Energy Partners concluiu a venda de sua participação de 27,5% na Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A fatia foi negociada com o grupo belga Fluxys, atuante no setor de infraestrutura de gás natural.
O negócio foi anunciado pelas duas empresas em janeiro deste ano, mas os valores da transação não foi revelado. Com a finalização da operação, a Fluxys entra oficialmente no mercado de gás natural brasileiro. A companhia belga abriu uma filial no Rio de Janeiro e vai ingressar no conselho de administração da transportadora.
A TBG atualmente é controlada pela Petrobrás (51%). Além disso, o quadro acionário tem ainda a francesa Total (9,6%) e a boliviana YPFB (11,9%). A estatal brasileira pretende vender sua participação na empresa como parte do seu programa de desinvestimentos.
A transportadora movimenta 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural brasileiro e boliviano pelos 2.593 km do Gasbol (Gasoduto Brasil-Bolívia), que atravessa os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário