EIKE BATISTA QUER VENDER BOA PARTE DA MPX
Eike Batista está se preparando para vender grande parte da empresa MPX, da qual é controlador. Para isso, o empresário, que está interessado em vendê-las de forma rápida, já tem sondado o interesse de grandes gestores na aquisição das ações.
Atualmente, Eike possui como pessoa física 50,14% da MPX (R$ 3 bilhões) e pretenderia deixar o controle da empresa. Durante uma prévia sondagem às gestoras, algumas companhias que já fizeram parceria com o empresário manifestaram interesse em participar. No entanto, Eike Batista não quer se desfazer das ações a qualquer preço. Daí a opção de não disponibilizar as ações como oferta pública secundária na bolsa, mas como “block trade”, talvez para evitar uma desvalorização a longo prazo.
A indústria do petróleo, na escala global, não possibilita êxito de aventureiros que, vez por outra, aparecem nesse seguimento. Para ter sucesso com segurança na extração de petróleo no leito marinho, não basta contratar a peso de ouro, especialista altamente qualificado de empresa concorrente. Ludibriar o investidor no lançamento primário de ações ao mercado (IPO) é ate fácil. Difícil e arriscado e buscar com segurança o óleo nas profundezas submarinas, defrontando-se com todos os riscos e incertezas, e obter o precioso óleo, na vazão necessária a justificar o gigantesco aporte de capital aplicado neste tipo de operação. Esta competência, essa… Read more »
Para ter sucesso com segurança na extração de petróleo no leito marinho, não basta contratar a peso de ouro, especialista altamente qualificado de empresa concorrente. Convencer o incauto investidor no lançamento primário de ações ao mercado (IPO) é ate fácil. Difícil e arriscado e buscar com segurança o óleo nas profundezas submarinas, defrontando-se com todos os riscos e incertezas, e obter o precioso óleo, na vazão necessária a justificar o gigantesco aporte de capital aplicado neste tipo de operação. Esta competência, essa empresa enigmática não conseguiu subtrair da Petrobras, uma vez que, para tanto, necessitava de fundamentos que não estavam… Read more »