ELDORADO E BRACELL SAEM VITORIOSAS NOS LEILÕES DOS TERMINAIS DE CELULOSE NO PORTO DE SANTOS
A emenda saiu melhor do que o soneto hoje (28) no leilão dos terminais de celulose no Porto de Santos. A outorga para a Santos Porto Authority (SPA), que tinha R$ 1 de outorga simbólica, saiu por R$ 505 milhões. O foco era promover os investimentos. A Eldorado arrematou o terminal STS 14 por R$ 250 milhões e a Bracell levou o STS 14A por R$ 255 milhões. Um resultado e tanto que fez o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, comemorar: “Hoje é um dia de festa para o Brasil”, disse ele.
Os investimentos previstos nos dois terminais somam cerca de R$ 420 milhões, incluindo acessos rodoferroviários. O ministro disse que “A realização desses investimentos é uma preparação para o que estamos fazendo na desestatização do Porto de Santos. Vai ser marco no setor. O maior porto do hemisfério sul, que vai ser cada vez mais o maior porto. É um grande dia para todos nós. O ministro comemorou também o resultado do leilão de área no porto de Vila do Conde, promovido pela Companhia Docas do Pará (CDP), que foi realizado antes do leilão do Porto de Santos. A Celba 2 Centrais Elétricas Barbacena foi a única a disputar e levou o lote por outorga de R$ 500 mil. A área leiloada é para a construção da usina termoelétrica e da unidade flutuante de armazenamento e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL). No total, são previstos investimentos de R$ 1,6 bilhão em uma concessão de 25 anos. “Serão quase R$ 2 bi de investimentos numa região que precisa de investimentos. Nosso objetivo agora é emprego”, afirmou.
O leilão foi promovido na B3, a Bolsa de São Paulo. A Eldorado havia arrematado os dois terminais oferecidos, mas, por causa da regra que limita a participação de um único grupo a 40% da movimentação e armazenagem de celulose do porto, a empresa não pôde ficar com os dois. Esta regra deixou a Suzano a ficar de fora da disputa. A empresa tentou uma ação, mas a cautelar foi negada pelo ministro Bruno Dantas. As áreas leiloadas estão na Ponta da Praia, no Porto de Santos. O terminal STS 14 tem área de 44,5 mil metros quadrados e o STS 14A, de 45,1 mil metros quadrados. Ambos serão atendidos por três berços de atracação contíguos, contam com conexões rodoviárias e estão localizados ao lado das linhas férreas do porto. Os investimentos previstos nos dois terminais somam cerca de R$ 420 milhões, incluindo acessos rodoferroviários.
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