ELEIÇÃO DE DONALD TRUMP REPERCUTE NA FEIRA DE ABU DHABI E MERCADO, COMO ESTADOS UNIDOS, TAMBÉM ESTÁ DIVIDIDO
ABU DHABI – A indústria de petróleo do Oriente Médio deve ter uma abordagem estratégica para a transformação de custos, a fim de manter um lugar competitivo na economia de petróleo desafiador de hoje, de acordo com a consultoria de gestão Global A.T. Kearney, que está aqui em Abu Dhabi participando da Adiped. Uma feira internacional que se tornou tão importante com a OTC e que este ano, provavelmente, por sua extensão e pelo parque de exposição, está maior do que a prória tradicional feira de Houston. Nesta quarta-feira, a eleição de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos, transformou-se no tema central de todas as rodas de conversas. Especulação por toda parte. O seu discurso de vitória acabou trazendo uma certa tranquilidade para os meios. Mas fica a sobra da dúvida se Trump encarnou um personagem durante a campanha e outro depois de eleito. Esta dúvuda permanecerá até o dia de sua posse, em janeiro de 2017.
Para a Global A.T. Kearney, a flutuação dos preços do petróleo tornou crítico que as empresas façam uma “mudança de etapa” em seus modelos operacionais para permanecerem ágeis e resistentes em meio à contínua variabilidade do mercado. A perspectiva de preços do petróleo requer uma resposta estrutural das empresas petrolíferas nacionais e internacionais e exige que todas as empresas tomem um olhar rígido sobre os custos. As empresas de petróleo precisam se preparar para um futuro com incerteza contínua do mercado. A transformação estratégica de custos vai além da resposta tradicional de hoje de atrasar projetos e renegociar com fornecedores.
Na conferência, lembrou-se o dia 30 de novembro, quando a OPEP vai se reunir para determinar qual será o caminho dos preços do barril. A pressão da Russia por se reduzir a oferta, assim como a Venezuela, esbarra nos interesses de alguns países árabes. Agora tem a incognita do fator Trump, que ainda está estudado. As companhias norte-americanas de xisto estão entre as primeiras a responder a este novo ambiente de mercado. Com ambições arrojadas e novos pensamentos inovadores, alguns jogadores conseguiram cortar drasticamente os custos de upstream em mais de 50% nos últimos dois anos.
A Global também vê que os líderes da indústria vão olhar para implementar a próxima onda de transformação dos custos estratégicos. Considera que as empresas vão considerar como otimizar seu portfólio, reduzindo custos em toda a cadeia de valor, colaborar com fornecedores e outros operadores, reformular seus modelos operacionais e explorar a melhor forma de aproveitar a abundância de oportunidades de fusões e aquisições no mercado. Estabelecida como a exposição e conferência mais influentes do mundo para a indústria de petróleo e gás, a ADIPEC tem uma uma trajetória de reunir personalidades e especialistas mundialmente célebres para discutir desafios e oportunidades no setor de energia. O evento termina amanhã aqui no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi.
Deixe seu comentário