ELEIÇÃO DE JAIR BOLSONARO TRAZ OTIMISMO PARA O SETOR NUCLEAR E DE PETRÓLEO E GÁS
O Presidente Eleito Jair Bolsonaro diariamente está se reunindo com a equipe base da transição que fará com o governo Temer. Enquanto espera conhecer os detalhes e os números dos projetos que estão sendo conduzidos, ele segue em reuniões para a escolha de seu ministério. O mercado segue a sua expectativa, que tem sido, em grande parte, muito positiva. O Petronotícias tem ouvido empresários de vários setores que acreditam num governo forte e empreendedor. Nós colhemos algumas opiniões e queremos agora dividir com os nossos leitores. O Presidente da EBCO Systems no Brasil, Luiz Claudio Santoro, acredita que o Brasil precisar buscar as reformas necessárias. Veja o que ele diz:
“Com o final do processo eleitoral brasileiro todos, independente da orientação partidária, deverão tirar as mascaras de “Salvador da Pátria” e começar a trabalhar pelas reformas tão necessárias. Sendo assim, dependendo do resultado das aprovações no Congresso, os investimentos estrangeiros deverão voltar a fluir para o Brasil. As áreas de petróleo, gás e energia são fundamentais para o crescimento brasileiro. O novo governo, para manter e ampliar o necessário apoio popular, terá de dar sinais de combate eficaz ao desemprego. Os vultuosos investimentos nesta área abrem novas vagas no mercado de trabalho, reduzindo o desemprego. Ou seja, deverão incentivar novos leilões da ANP e induzir empresa como a Petrobrás, Eletrobrás e a Eletronuclear formar parcerias que alavanquem novas obras e a retomada de obras como o Comperj e Angra 3”.
O Presidente da IMC Saste, Sérgio Salomão, profissional de larga experiência e credibilidade no mercado de petróleo, gás, manutenção e serviços, também aposta que os leilões dos campos de petróleo devem continuar:
“ A esperança é que continuem os leilões dos campos de petróleo, trazendo de volta contratos para as empresas da cadeia de fornecedores, como as companhias de sísmica, perfuração, produção e muitas outras. Há uma gama enorme de oportunidade que precisamos retomar. São Investimentos, empregos, renda e impostos para os governos federal, estaduais e municipais”.
Já o Presidente da Nuclep, o competente e experiente Almirante Carlos Seixas, diz que “Existe em todo o mercado nacional, e principalmente aqui no Rio de Janeiro, uma expectativa muito grande, e me atrevo a dizer, bastante positiva em relação às medidas que serão adotadas pelo novo governo em relação a esses setores. No setor de Petróleo, acreditamos que haverá uma preocupação em incentivar algo de conteúdo nacional, para poder dar um impulso na Indústria Nacional, melhorando as condições de emprego para os nossos trabalhadores.
Em relação a energia, a equipe de transição já sinalizou a necessidade de se investir em tecnologia, e caso o Brasil volte a crescer a médio prazo, entendo que teremos a necessidade de voltarmos a dar atenção a construção de novas Usinas Nucleares, isso seria fantástico para a indústria nacional, e principalmente para a NUCLEP, que foi uma empresa construída originalmente para a confecção de equipamentos para as futuras usinas nucleares brasileiras. A expectativa é a melhor possível”.
O empresário Chico Peltier defende o processo de ampliar o processo de desregulamentação da economia. Ele diz que é preciso também investir na educação e no treinamento técnico: “ É preciso Desburocratizar. Diminuir o custo Brasil. Acabar com o excesso de gasto causado pela máquina pública. Precisamos também tornar a Petrobrás mais eficiente e competitiva, acabando com seus privilégios na comercialização de seus produtos. É fundamental acabar com os milhares de cargos de confiança criados para petistas ou aliados que não trabalham. Acabar com a Casta dos que trabalham e pagam impostos versus aqueles que fingem que trabalham. O Brasil precisa educar o seu povo, formando profissionais técnicos”.
Estou inteiramente de acordo com o dito pelo almirante Carlos Seixas e em desacordo com algumas das afirmações do empresário Chico Peltier. Quem conhece a equipe técnica da Petrobras bem sabe que ela opina de modo absolutamente técnico e colegiado, onde cada ator expressa a sua opinião e decisão é tomada pelo gerente decisor. Sempre foi assim desde o tempo eu que eu lá trabalhava, e creio que assim continua. O problema não está na equipe técnica e sim nos do andar de cima, onde os nomeados gerentes pelos novos governos, internos ou externos, podem representar interesses políticos escusos, como… Read more »
Aos cuidados do PRESIDENTE DA REPUBLICA JAIR BOLSONARO: Os trabalhadores e a população de Caldas e Pocos de Caldas em MG querem saber o que está acontecendo no complexo industrial abandonado das INDUSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL (INB). Desde que assumiu a Diretoria de Recursos Minerais, o Sr. ADAUTO SEIXAS, (CAPACHAO), indicado pelo senador RODRIGO PACHECO (DEM-MG), iniciaram-se uma sequencia de eventos operacionais esquisitos e muito perigosos nessa unidade. PRIMEIRO, FORAM NOTIFICADOS pela COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR OFICIALMENTE sobre a falta de controle no armazenamento de material nuclear e agora estao tentando explicar o inexplicavel. O que sera que andam… Read more »