ELETROBRÁS APRESENTARÁ MODELO DE REESTRUTURAÇÃO DE SUAS DISTRIBUIDORAS
A Eletrobrás apresentará, até o dia 30 de junho, o modelo de reestruturação das seis distribuidoras federalizadas do grupo. Em teleconferência com analistas e investidores sobre os resultados da estatal, o diretor financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Armando Casado (foto), garantiu que, dentro desse prazo, será contratado um serviço para realizar a modelagem e dar as alternativas às distribuidoras. Os bancos terão em torno de duas semanas para apresentar uma proposta preliminar, sendo que a instituição vencedora terá outros 30 dias para apresentar a proposta final.
Na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 e 2013, a redução do prejuízo das distribuidoras, segundo o diretor, passou de R$ 197 milhões para R$ 91 milhões. Quanto à inclusão das subsidiárias dos estados do Amazonas e de Roraima no Sistema Interligado Nacional, contando com a entrada em operação total da linha de transmissão Tucuruí (PA) – Macapá (AP) – Manaus (AM), Casado considera que haverá melhoria na qualidade do serviço, de modo que os consumidores dessas áreas, que hoje são abastecidos pelas térmicas a óleo, passem a contar com a energia produzida pelas hidrelétricas do sistema.
Casado também comentou sobre o critério mais rígido da Eletrobrás na seleção de novos projetos nos leilões, após a queda obtida nas receitas de transmissão e de geração, com a renovação das concessões. Para o diretor, a estatal não pode assumir os riscos de novos projetos sem ter a rentabilidade considerada adequada. Já no último leilão de transmissão do ano, a empresa foi mais discreta e, ao contrário do já fizeram em outros leilões, suas subsidiárias não arremataram nenhum lote.
Deixe seu comentário