ELETROBRAS E PAUL WURTH ASSINAM MEMORANDO PARA POSSÍVEL INSTALAÇÃO DE PLANTA DE HIDROGÊNIO RENOVÁVEL NO RIO DE JANEIRO

ASSINATURA MOU ELETROBRÁ-8261-134 (003)A Eletrobras anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com a Paul Wurth, empresa da SMS group, visando explorar o potencial fornecimento de hidrogênio renovável para indústrias, com ênfase na descarbonização de siderúrgicas. De acordo com a companhia elétrica, o acordo abrange a construção e operação de uma usina de 10 megawatts (MW) destinada à produção de hidrogênio renovável e oxigênio, a ser implantada nas proximidades de uma siderúrgica. A produção será disponibilizada para oferta mediante consumo medido, através de um contrato de “off-take” de longo prazo, estipulado entre 7 a 10 anos.

Segundo a Eletrobrás, a perspectiva é que a planta de produção de hidrogênio renovável seja instalada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Essa região, reconhecida como um dos principais polos siderúrgicos do país, apresenta um substancial potencial de demanda para o H2R. Estima-se que os estudos para a instalação da usina sejam concluídos em menos de um ano. A capacidade da usina será 37 vezes superior à da plataforma de desenvolvimento e demonstração de tecnologias de hidrogênio renovável da Eletrobras, localizada na hidrelétrica Itumbiara, entre Goiás e Minas Gerais.

A Eletrobras tem avançado no objetivo de oferecer aos clientes ferramentas de descarbonização para sua produção e o hidrogênio verde vem se somar à geração hidrelétrica no fornecimento de energia limpa. A parceria com a Paul Wurth está em total sintonia com a nossa meta Net Zero e o desenvolvimento de novos negócios, sempre com foco na responsabilidade socioambiental“, disse o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas.

Já o o diretor presidente da Paul Wurth Brasil, Paulo Pinheiro, disse que a SMS group tem se empenhado para fornecer soluções sustentáveis em escala global e nacional. E a cooperação com a Eletrobras é um passo significativo nesta direção. “Por isto, definimos que a construção da nossa planta seria em uma localização estratégica, ao entorno de grandes usinas industriais. Essa decisão visa facilitar o transporte e a utilização eficiente do hidrogênio renovável, que, inicialmente, substituirá o gás natural nos processos industriais. E em grande escala poderá ser uma alternativa para diversos combustíveis fosseis que são utilizados atualmente“, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of