ELETROBRÁS LANÇA SELO PARA INDICAR CONSTRUÇÕES COM MAIS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
As construções que apresentarem os mais altos níveis de eficiência energética poderão receber o Selo Procel Edificações a partir do dia 26 de novembro, data que a Eletrobrás lançará oficialmente o prêmio. A economia alcançada por esses prédios novos pode chegar até 50%. Atualmente, 48% do consumo nacional vem de edificações.
O já consagrado Selo Procel, encontrado no interior dos eletrodomésticos e orienta o consumidor quando da compra desse tipo de equipamento, será o parâmetro para o Selo Procel Edificações, indicando as construções comerciais e residenciais energeticamente mais eficientes , portanto, com maior potencial para a redução do consumo de energia e a preservação do meio ambiente.
“É um potencial de redução, porque a eficiência energética depende do comportamento, dos hábitos dos moradores e usuários. Não adianta uma construção eficiente se não houver uso eficiente”, afirmou o gerente do departamento de projetos de eficiência energética da Eletrobrás, Fernando Perrone (foto). Os prédios antigos passam por uma reforma e modernização das instalações também podem requisitar o selo, sendo estimado em 30% o potencial de economia de energia.
O mais alto nível do Selo Procel Edificações é o classe A, sendo obtido quando em cada um dos três sistemas analisados – envoltória (fachadas e telhados), iluminação e condicionamento de ar – é apresentada a classe mais alta de eficiência energética.
A avaliação é realizada por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA), pelo Inmetro e referendada pela Eletrobras Procel, sendo realizado em duas etapas: no projeto e após a construção. Na data de lançamento, nove edificações já receberão o Selo Procel Edificações, sendo sete referentes a projetos. As duas edificações já construídas premiadas pertencem à Eletrobras Eletrosul.
Deixe seu comentário