ELETROBRÁS VAI FUNDIR DISTRIBUIDORAS DA REGIÃO NORTE | Petronotícias




faixa - nao remover

ELETROBRÁS VAI FUNDIR DISTRIBUIDORAS DA REGIÃO NORTE

Eletrobrás divulga nota sobre renovação de concessõesCom o intuito principal de centralizar a gestão e diminuir custos, a Eletrobrás prepara a fusão de suas empresas distribuidoras de energia atuantes na região Norte do Brasil. O plano, que será efetuado em duas operações de fusão, deve ser concluído até o fim de 2015.

As empresas Boa Vista Energia e Companhia Energética de Roraima (CERR) deverão ser, conforme o projeto da Eletrobrás, transformadas em uma única estatal. A nova empresa formada pela fusão deverá integrar um novo bloco de distribuidoras aptas a serem vendidas no Norte do país, somando-se às operações da Amazonas Energia e da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Após esse processo, uma nova fusão envolverá a Eletronorte. O plano é que a estatal absorva as operações de geração e transmissão pertencentes à Amazonas Energia, que será limitada apenas à distribuição de energia. As operações dessa empresa foram passadas à diretoria da Eletronorte em decisão recente da Eletrobrás.

A estatal, que busca tornar suas distribuidoras mais atrativas para possíveis investidores, reestrutura as empresas em um esforço para vender esses ativos à iniciativa privada, concentrando-se apenas em empreendimentos de geração e transmissão. A Eletrobrás trabalha também no intuito de formar, ao longo dos próximos meses, um bloco único de distribuidoras de outros quatro estados: Piauí (Cepisa), Alagoas (Ceal), Rondônia (Ceron) e Acre (Eletroacre).

Dentre os planos de venda da Eletrobrás, o da Celg é o que se encontra em estágio mais avançado. Incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND), a empresa terá seus papéis comandados pelo BNDES, que deverá contratar empresas para avaliar o valor da distribuidora e apresentá-lo a investidores. Embora a tendência seja de vender 100% da operação da Celg, ainda não foi decidido se a Eletrobrás e o Estado de Goiás venderão toda a empresa ou se continuarão como sócios minoritários.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of