ELETROBRAS VAI INICIAR PROJETO DE PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO APROVEITANDO AS BOAS CONDIÇÕES DO MARANHÃO
A Eletrobras assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo do Maranhão, dando prosseguimento à sua estratégia de desenvolvimento de tecnologias para produção de hidrogênio renovável. A parceria tem como objetivo o suprimento de energia renovável na cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais no Estado com o apoio do governo local, como explicou o presidente da empresa, Ivan Monteiro: “Como líderes no setor de energia, temos na Eletrobras a responsabilidade e o compromisso de inspirar a transição energética, a partir de soluções inovadoras que não apenas reduzam a pegada de carbono, mas também impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O hidrogênio renovável emerge como uma das soluções mais promissoras para enfrentar esses desafios. A assinatura desse memorando com o Estado do Maranhão é mais um passo importante que damos nesse sentido.”
A Eletrobras tem forte presença no Estado do Maranhão e no Nordeste. O MoU assinado reafirma o objetivo da empresa de reforçar o protagonismo na transição energética, oferecendo soluções sustentáveis para os clientes, sobretudo indústrias intensivas no uso de energia elétrica Além de contar com um Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V), lançado recentemente, o Estado tem ampla malha ferroviária, porto como grande instrumento logístico voltado para o Atlântico e importantes linhas de transmissão e subestações da Eletrobras Eletronorte. Com a parceria, a empresa busca impulsionar as vocações regionais, reforçando seu protagonismo na transição energética.
No final do ano passado, a planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, na fronteira dos Estados de Minas Gerais e Goiás, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A produção acumulada chegou ao final de 2023 somando duas toneladas. Atualmente, estão sendo desenvolvidos três projetos em Itumbiara: um que estuda novas tecnologias para produção de hidrogênio; outro referente à operação e manutenção, envolvendo capacitação de mão de obra; e, ainda, o projeto de armazenamento em baterias. No último mês de março, a empresa também assinou Memorando de Entendimento (MoU) com o braço no Brasil da Paul Wurth, de Luxemburgo, para parceria no mercado de produção e utilização de hidrogênio renovável em processos industriais.
Deixe seu comentário