ELETRONUCLEAR ASSINARÁ MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO COM ROSATOM E CNNC | Petronotícias




faixa - nao remover

ELETRONUCLEAR ASSINARÁ MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO COM ROSATOM E CNNC

wwswssNovidades a caminho para o destino da usina nuclear de Angra 3. O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (foto), fará duas viagens internacionais este mês e no próximo para assinar memorandos de entendimento com duas gigantes da indústria mundial de energia. Um dos destinos é a cidade de Moscou, onde o ministro vai participar da cerimônia de assinatura do documento entre a Eletrobras, a Eletronuclear e a estatal russa Rosatom.

A outra viagem será para Pequim, na China, também participará da cerimônia de assinatura de memorando de entendimento entre a Eletrobras, a Eletronuclear e a China National Nuclear Corporation (CNNC). Os encontros serão realizados no período entre 24 de agosto e 3 de setembro. Há ainda mais uma reunião prevista para o ministro neste intervalo, desta vez em Teerã, no Irã, onde Coelho Filho vai participar de encontros sobre oportunidades de investimentos no setor de petróleo e de gás natural.

A assinatura de memorandos de entendimento com a Rosatom e a CNNC é mais um passo para a retomada das obras de Angra 3. A continuidade da construção do empreendimento vai ajudar o país em inúmeros aspectos. Um deles é a geração de empregos no Rio de Janeiro, conforme afirmou presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), Celso Cunha, em entrevista ao Petronotícias. “A obra vai também proporcionar 54 mil empregos diretos e indiretos. Esses são os números que comprovam que, de imediato, o reinício das obras de Angra 3 não vai gerar só os impostos, como também empregos na região de Angra dos Reis e arredores“, afirmou.  

A estatal CNNC é responsável pela construção e operação de 12 usinas nucleares que respondem por 9,7 gigawatts de energia da China. Já a Rosatom produz anualmente aproximadamente 3.000 toneladas de urânio no mercado russo e cerca de 5.000 toneladas em outros países. No Brasil, a companhia possui escritório no Rio de Janeiro.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Antônio A Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antônio A Oliveira
Visitante
Antônio A Oliveira

Obra cara é obra parada. O nosso país já investiu muitos bilhões nessa obra e que diga-se que são dinheiro de nós brasileiros, portanto se os nossos governantes levassem o país a sério esta obra já estaria pronta e gerando retorno dos investimentos. Alguns contrários defendem o abondono do empreendimento alegando questões de segurança, o que eu acho um absurdo total, primeiro pelo que está exposto acima é segundo porque ANGRA-3 teve seu projeto aprimorado em termos de segurança muito maior do que ANGRA-1 e ANGRA-2 que estão em funcionamento.