faixa - nao remover

ELETRONUCLEAR CONCLUIU A PRIMEIRA FASE DE TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEL USADO DE ANGRA 2

Imagem do WhatsApp de 2024-08-30 à(s) 16.45.50_eaccad89A Eletronuclear anunciou hoje (30) que concluiu nesta semana a primeira fase da segunda campanha de transferência de elementos combustíveis irradiados da usina Angra 2 para a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS). Ao todo, foram transferidos 480 elementos combustíveis usados da usina para a UAS, que fica localizada dentro da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A segunda fase, que começará em 2025 e se estenderá até 2026, estará focada em Angra 1.

A UAS foi projetada para receber os elementos combustíveis após o processo de resfriamento nas piscinas especiais das usinas, com capacidade para receber combustíveis usados até 2045. No total, a unidade poderá comportar 72 Hi-Storms – espécie de cápsula usada para guardar o combustível. Na primeira campanha de transferência, que aconteceu entre 2021 e 2022, foram transferidos 15 Hi-Storms. Nesta semana, foram mais 15. Após a conclusão da atual campanha, incluindo a contribuição de Angra 1, serão ao todo 48 Hi-Storms armazenados.

A Eletronuclear destaca que os combustíveis usados não são considerados rejeitos radioativos, pois ainda contêm potencial energético significativo que pode ser reaproveitado no futuro. Países como Rússia, França e Japão já utilizam técnicas de reciclagem para esse material”, disse a companhia, em comunicado. O sistema de armazenamento da UAS é semelhante ao utilizado em cerca de 70 locais nos Estados Unidos e é projetado para resistir a eventos como terremotos, tornados e inundações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of