ELETRONUCLEAR DESISTE DE FINANCIAMENTO ESTRANGEIRO E BNDES VAI CUSTEAR 90% DE ANGRA 3
A Eletronuclear, estatal responsável pela energia nuclear no Brasil, anunciou um aumento da parcela do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento da instalação da usina nuclear Angra 3. Antes responsável por 60% dos R$ 10 bilhões necessários para o empreendimento, o banco absorveu outros 30% que seriam captados de bancos estrangeiros.
Segundo o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, a mudança ocorreu devido ao cenário de crise global, que tornou menos atrativos os financiamentos em bancos estrangeiros devido aos altos juros. Os outros 10% do financiamento ficarão a cargo da holding Eletrobrás, através do fundo da Reserva Global de Reversão (RGR), dos quais mais da metade já foram liberados.
A usina Angra 3 teve sua construção iniciada em 2010 e será a terceira usina nuclear do parque nuclear de Angra dos Reis (RJ). Sua potência instalada será de 1.405 MW e já foram investidos quase R$ 1 bilhão na compra de equipamentos.
Ótima noticia, de nada adiantou a pressão do Greenpeace para não haver financiamento pelo governo alemão!!!E em breve energia limpa e segura para o Brasil crescer!!!!