ELETRONUCLEAR REALIZA ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NA CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA
A Eletronuclear realizou estudo sobre monitoramento de doses de radiação na Central Nuclear de Angra, em trabalho promovido pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A análise obteve resultados que comprovam a segurança das atividades nas usinas de Angra I e Angra II.
Para o trabalho de radioproteção, foram feitas 416 monitorações por inspetores da CNEN, em que participaram um total de 4 mil trabalhadores. A comissão, integrante da Agência Brasileiro Argentina de Contabilidade e Controle de Material Nuclear (Abacc), concluiu que não há risco de contaminação por radiação.
De acordo com o chefe da Divisão de Proteção Radiológica da Eletronuclear, Marcos Antônio do Amaral (foto), a empresa apresenta resultados dentro dos padrões internacionais de segurança da indústria. “As últimas inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) evidenciaram os bons resultados. A Eletronuclear segue rígidos padrões de segurança nuclear, trazendo tranquilidade para aqueles que trabalham nas usinas”, afirmou Amaral.
A Eletronuclear monitorou cerca de 6 mil trabalhadores das duas usinas ao longo dos últimos cinco anos. Segundo a empresa, as doses a que os funcionários foram submetidos nesse período foram menores do que as registradas pela CNEN, em um valor incapaz de causar danos.
Deixe seu comentário