ELETROSUL ABRE LICITAÇÃO VISANDO ESTUDOS DE ENERGIA SOLAR
A Eletrosul quer estudar o potencial de geração termossolar em grande escala, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Para isso, a empresa abriu licitação para instalar quatro estações solarimétricas, visando estudos de viabilidade de plantas comerciais na região.
Segundo Ronaldo dos Santos Custódio, diretor de Engenharia e Operação, os aportes da empresa em energia solar ultrapassam R$ 30 milhões. “Começamos com a fotovoltaica e, agora, queremos avaliar outras opções tecnológicas de geração como a termossolar”. Diferente tecnologia fotovoltaica, que converte radiação em energia, a termossolar funciona como uma usina térmica, mas usa o sol como fonte.
As estações ficarão junto a unidades da Eletrosul, como as usinas Passo São João (RS) e São Domingos (MS). As áreas levaram em conta a irradiação, as linhas de transmissão, de sistema próprio de telecomunicação de alta capacidade e de recursos hídricos. As empresas interessadas terão até o dia 1º de julho para apresentar as propostas, que serão todas conhecidas no mesmo dia.
Deixe seu comentário