ELETROSUL ADOTA TECNOLOGIA PARA GARANTIR ESTABILIDADE DE GERAÇÃO EM COMPLEXO EÓLICO
A Eletrosul está instalando dois compensadores síncronos rotativos de grande porte no Complexo Eólico Campos Neutrais (53 MW), em implantação no município de Santa Vitória do Palmar (RS). Com o objetivo de garantir a robustez necessária ao sistema de transmissão que irá escoar a energia do empreendimento, os equipamentos permitem controle mais efetivo da tensão na rede, minimizando a natural intermitência da geração eólica.
Com um investimento total superior a R$ 100 milhões, a Subestação Marmeleiro é uma das três novas unidades em construção no Rio Grande do Sul sob responsabilidade da Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE), constituída por Eletrosul (51%) e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) (49%). O novo sistema de transmissão inclui a implantação de quase 470 quilômetros de linhas em extra-alta tensão (525 kV), que escoarão a energia dos parques eólicos até a Região Metropolitana de Porto Alegre. O investimento total é aproximadamente R$ 800 milhões, com início da operação previsto para o segundo semestre.
Para o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, a expansão da energia eólica, além de aprofundar o conhecimento sobre as tecnologias de geração, deixa o sistema de transmissão brasileiro mais adequado para o melhor aproveitamento de seu potencial energético. “Os maiores potenciais de geração, como o eólico e hidrelétrico, normalmente estão distantes dos centros de carga, em regiões isoladas e em pontos eletricamente fracos do sistema. Por isso a necessidade de um sistema de escoamento robusto, que garanta a qualidade da energia elétrica”, acrescentou.
Deixe seu comentário