faixa - nao remover

ELETROSUL USARÁ BIOGÁS DE PORCOS PARA GERAR ENERGIA EM SANTA CATARINA

A Eletrosul está planejando, em parceria com outras seis instituições, montar uma usina a partir de biogás em Santa Catarina. A unidade, que deverá ter capacidade para gerar 400 KW, será abastecida pelo biogás produzido em 12 propriedades de criação de porcos.

De acordo com a empresa, já existem biodigestores para tratamento de resíduos e produção de biogás em dez das fazendas incluídas no projeto. Já nas outras duas propriedades, a implantação dos sistemas de biodigestão também será objeto de estudos, buscando mais eficiência no processamento dos resíduos para a obtenção de um biogás de qualidade sob o aspecto energético, segundo a Eletrosul.

“Buscamos novas soluções, tanto para o processo de biodigestão como para o transporte de gás de baixa pressão, e apresentar alternativas economicamente viáveis e adequadas à realidade de pequenos agricultores”, explicou o gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul, Jorge Luis Alves (foto).

A empresa prevê investimentos de R$ 9,8 milhões durante os próximos três anos, sendo que a pesquisa envolverá cerca de 60 pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Fundação Certi, Instituto de Tecnologia Aplicada Itaipu, Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e Fundação de Pesquisa Tecnológica Itaipu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of