faixa - nao remover

EM AGENDA PELA FRANÇA, MINISTRO DE MINAS E ENERGIA PARTICIPA DE REUNIÕES SOBRE NUCLEAR, PETRÓLEO E BIOCOMBUSTÍVEIS

Captura de tela 2023-10-13 192218O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está nesta semana na França para uma série de reuniões com representantes da indústria de energia. Nesta sexta-feira (13), ele se reuniu com o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol. Durante o encontro, Birol falou sobre um novo relatório da agência, que deve ser lançado em 2024, com foco na América Latina. O Brasil será destaque pelas ações de descarbonização da matriz energética nacional, principalmente as focadas nos investimentos em biocombustíveis como, em especial, no etanol produzido no país.

Durante o encontro, Silveira apresentou ao diretor-executivo da IEA as iniciativas para o avanço dos biocombustíveis brasileiros e as ações desenvolvidas para garantir o incremento de energias limpas e renováveis no Brasil. Segundo ele, esses projetos são essenciais para a descarbonização da matriz energética mundial e poderão ser utilizados como exemplos, principalmente, na Europa. Também nesta sexta, o ministro também esteve em um painel sobre Sustentabilidade no Fórum França-Europa-Brasil ESFERA Paris e reforçou, para investidores de todo o mundo, o trabalho do governo brasileiro para conciliar o desenvolvimento econômico com frutos sociais e a sustentabilidade do planeta.

Captura de tela 2023-10-13 192104Ontem (12), Silveira teve uma reunião com o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné. A petroleira deve investir R$ 500 bilhões no Brasil, em projetos de óleo e gás e energia, incluindo eólica offshore, pesquisa e exploração de óleo e gás, bem como projetos de eólica onshore e solar. Atualmente, a empresa é a terceira maior produtora de óleo e gás no Brasil, com uma produção diária média de 138 mil barris de petróleo e mais de 5,9 milhões m³ de gás natural.

Em outra agenda nesta semana, o ministro se reuniu com a ministra de Transição Energética da República Francesa, Agnès Pannier-Runacher. Eles discutiram o estreitamento da parceria estratégica entre Brasil e França em temas relacionados à transição energética. “Sabemos que o Brasil e a França possuem uma relação histórica no setor de energia, principalmente pela presença tradicional de empresas de energia francesas no Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, essa relação passou por um período de estagnação, e estamos aqui para reconstruir a cooperação entre as nações”, disse o ministro.

Imagem do WhatsApp de 2023-10-12 à(s) 18.21.45_02041d89Por fim, após a reunião com Agnès, o ministro Alexandre Silveira também recebeu representantes de empresas do segmento nuclear como a EDF e a Framatome, além da Orano. Foram debatidas as perspectivas e as estratégias dessas empresas para o desenvolvimento de negócios em parceria com o Brasil, seja na área de energia nuclear, mineração, energias renováveis e gás natural. Também foram discutidas o reforço e a continuidade de investimentos no Brasil dessas empresas. Durante essa reunião com as companhias do setor nuclear, Silveira foi acompanhado pelo presidente da Frente Parlamentar Nuclear, deputado Julio Lopes.

Fizemos reuniões bilaterais com a EDF, Framatome, Orano, TotalEnergies. Apresentando o novo projeto de transição energética do Brasil que contempla com prioridade a energia nuclear. O término de Angra 3, a revitalização de Angra 1 e a construção no Brasil, em parceria com a França, dos novos reatores nucleares de pequeno porte. Além disso aceleramos as discussões para uma grande parceria entre a Orano francesa e a INB brasileira para mineração e exportação de Urânio”, disse o deputado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of