faixa - nao remover

EM BUSCA DE CORTES DE GASTOS, PETROBRÁS MIRA ECONOMIA DE US$ 8 BILHÕES EM CONTRATAÇÕES E CANCELA LICITAÇÃO DA P-86

Captura de tela 2025-08-08 182328Diante de um cenário com o Brent desvalorizado em relação aos patamares do ano passado, a Petrobrás está analisando possibilidades de simplificação e otimização de projetos, redução de custos e ganhos de eficiência. Segundo a presidente da companhia, Magda Chambrird, a petroleira trabalha com a meta de economizar até US$ 8 bilhões em contratações.

Os estudos estão em pleno vapor. Quando olhamos para o futuro e para o quinquênio a seguir, estamos buscando ganhos incrementais. Não é uma promessa, mas uma meta de pelo menos 8 bilhões de dólares a menos nas nossas contratações, otimizações e aumento de produção”, disse Magda durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (8).

A executiva revelou ainda que um projeto que estava em estágio avançado de aprovação voltou algumas etapas e agora está sendo reavaliado, com o objetivo de melhorar a competitividade. O empreendimento em questão é a revitalização de Marlim Sul e Marlim Leste, na Bacia de Campos. “Isso mostra que estamos analisando todas as possibilidades de simplificação e otimização de projetos, de redução de custos e de ganhos de eficiência”, disse Magda.

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da empresa, Renata Baruzzi (foto), detalhou que a empresa cancelou a licitação do FPSO P-86, que seria destinado à revitalização do campo. A concorrência para a contratação do sistema de bombeamento multifásico submarino associado ao projeto também foi encerrada.

Quando falamos de um projeto desse porte, não estamos falando apenas da plataforma — a plataforma é o que todo mundo vê. Por baixo, há muito mais. Tem os poços — no caso da revitalização de Marlim Sul e Marlim Leste, eram quatro e cinco poços — e 500 quilômetros de linhas para ligar esses poços à plataforma. Estamos voltando para a prancheta para rever todo esse conceito e buscar alternativas para tornar o projeto mais rentável”, detalhou.

O diretor financeiro da Petrobrás, Fernando Melgarejo, acrescentou que a companhia vem atuando de forma simultânea para ampliar receitas e reduzir despesas. Segundo ele, do lado da receita, as otimizações têm como objetivo elevar a produção, enquanto, no campo operacional, a estratégia é “fazer a mesma coisa com menos”, revisitando áreas técnicas, dimensionamento de equipes, uso de produtos e equipamentos, além de gastos corporativos. Melgarejo destacou que eventuais ineficiências já estão sendo identificadas e serão incorporadas ao planejamento da companhia para o próximo ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of