EM DEPOIMENTO, RENATO DUQUE AFIRMA QUE LULA PEDIU PARA ELIMINAR RASTROS DA PROPINA
Depois do silêncio, novas revelações. O ex-diretor de serviços da Petrobrás, Renato Duque (foto), resolver contar tudo o que sabe ao juiz Sérgio Moro. E por conta da sua ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), o depoimento prestado por ele nesta sexta-feira (5) trouxe novas acusações contra Luiz Inácio Lula da Silva. Duque afirmou que se encontrou com o ex-presidente três vezes e que o petista pediu para eliminar contas de propina. Além disso, o executivo disse que Lula “tinha o pleno conhecimento de tudo e detinha o comando”.
No depoimento, Renato Duque contou que Lula teve uma conversa com a também ex-presidente Dilma Rousseff sobre o repasse de propina dentro da Petrobrás. Dilma estava preocupada com a questão. Depois disso, Lula perguntou a Duque se o ex-diretor tinha uma conta na Suíça com recebimentos da empresa SBM. Ao petista, Duque negou o recebimento do dinheiro – mas confessou no depoimento a Sergio Moro que havia sim embolsado os valores. Mesmo com a negativa de Duque, o ex-presidente disse que era necessário eliminar rastros de propina no exterior.
Em outro encontro entre Duque e Lula, o ex-executivo da Petrobrás revelou que discutiu contratos de interesse das empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da estatal. E no último encontro, em 2014, Duque disse que Lula perguntou se o executivo tinha dinheiro das sondas no exterior. Duque acusou Lula de ter afirmado: “Presta atenção no que eu vou te dizer: Se tiver alguma coisa, não pode ter. Não pode ter nada no teu nome, entendeu?”.
O depoimento de Duque faz parte de uma ação penal da Operação Lava Jato que investiga se o ex-minsitro Antônio Palocci recebeu propina para atuar a favor da Odebrecht. Renato Duque é réu no mesmo processo. Durante depoimento no início de abril, ao juiz Sergio Moro, o ex-diretor de serviços preferiu permanecer em silêncio.
PETROBRAS MENTE DESPUDORADAMENTE. Diante dos últimos fatos que vieram a tona decorrente da 40ª fase da Lava Jato quando foram presos três ex-gerentes da PETROBRAS, a Estatal Petroleira recorre a mídia e dispara: “Somos o maior interessado em apurar os fatos”. A Petrobras mente despudoradamente. Sua Ouvidoria Geral e Diretoria de Conformidade tem demonstrado eficiência investigativa no sentido de esconder vergonhosamente a roubalheira, quando deveria apurar com eficiência os fatos e as denuncias que chegam a corporação, envolvendo gerentes do alto escalão. RELATO DE UM ENGENHEIRO APOSENTADO DA PETROBRAS QUE DENUNCIOU UM ESQUEMA FRAUDULENTO NA PETROBRAS. Artigo Publicado em 3… Read more »
PETROBRAS CONTINUA CORROMPIDA POR BANDIDOS TRANSVESTIDOS DE GERENTES – 40 FASE DA LAVA JATO DEIXA TRANSPARECER A FACE DE UM BRASIL CORROMPIDO POR BANDIDOS DENTRO DA ESTATAL. Prezado leitores: A estória que vou lhe contar daria para escrever um capítulo de uma livro que poderíamos intitular de A FASE DECADENTE DE UMA PETROBRAS CORROMPIDA. Li e estou acompanhando todo o episódio que esta se desenrolando a partir da 40 fase da Lava Jato. Estamos todos indignados daquilo que passamos a observar em cada transcorrer das fases da Lava jato envolvendo e enxovalhando com o nome da nossa maior empresa Estatal.… Read more »