EM MISSÃO INTERNACIONAL, ABDAN SE REÚNE COM A WESTINGHOUSE PARA DISCUTIR USO DE PEQUENOS REATORES MODULARES NO BRASIL
Os primeiros resultados da missão internacional organizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) na América do Norte começam a surgir. Representantes da associação participaram nesta semana de uma reunião com a Westinghouse, nos Estados Unidos. O encontro aconteceu em uma nova planta da companhia americana, em Pittsburgh, construída para acelerar a comercialização do microreator eVinci. Em junho do ano passado, a Westinghouse estabeleceu a eVinci Technologies LLC como uma unidade de negócios separada dentro da empresa para simplificar todos os aspectos e levar o microreator ao mercado.
Na reunião desta semana, o presidente da ABDAN, Celso Cunha, foi acompanhado por executivos das empresas Amazul, INB, Atech, Diamante e Tractebel-Engie. Durante o encontro, foram apresentados detalhes sobre o microreator eVinci, bem como informações sobre o novo pequeno reator modular SMR 300 da Westinghouse. Além disso, os executivos também discutiram sobre o mercado brasileiro e as possibilidades de uso dessas tecnologias pelo Brasil, bem como aspectos sobre combustível para reatores modulares.
Segundo a Westinghouse, o microreator eVinci baseia-se em décadas de inovação para fornecer energia livre de carbono, segura e escalável onde quer que seja necessária, para uma variedade de aplicações, incluindo eletricidade e aquecimento para comunidades remotas, universidades, operações de mineração, centros industriais, centros de dados e instalações de defesa. No futuro, diz a empresa americana, poderá ser usado até mesmo na superfície lunar e além.
Durante a visita aos Estados Unidos, a delegação brasileira passará por locais estratégicos como Pittsburgh, Atlanta e Nova Jersey, onde terão a oportunidade de interagir com empresas-chave do setor, como Westinghouse e Holtec. Além disso, participarão do maior evento sobre SMRs (Reatores Modulares Pequenos) do setor nuclear mundial.
No Canadá, os representantes brasileiros terão encontros agendados em Toronto, onde explorarão as estratégias, projetos e tecnologias de SMR do governo canadense. Empresas e centros de ciência e tecnologia como ARC, Terrestrial Energy, Global First Power e Candu Monark estarão entre os locais visitados, proporcionando uma visão abrangente das inovações e práticas no campo nuclear.
Deixe seu comentário