EM NOVO EPISÓDIO POLÊMICO, PETROBRÁS LANÇA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR PELA SEGUNDA VEZ O NOVO HELIPONTO DA P-53
Conforme antecipado pelo Petronotícias, a Petrobrás lançou nesta semana uma licitação para contratar um novo heliponto para a plataforma P-53, que atualmente está produzindo no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos. A abertura dos envelopes com as propostas das licitantes está marcada para o dia 31 de março. A vencedora da concorrência ficará responsável pelos serviços de planejamento, execução e instalação do projeto de substituição do heliponto da P-53, incluindo o fornecimento de parte e peças e a remoção do heliponto atual e sua destinação final.
Para lembrar, a P-53 está no meio de uma grande polêmica e para entender todo o imbróglio, é preciso voltar para o ano de 2008, quando a plataforma começou sua operação. A Petrobrás percebeu que o heliponto da embarcação ficou muito baixo, dificultando as operações de pousos e decolagens. Por isso, a empresa precisou arcar com o custo extra e alugar embarcações de apoio para ajudar a estabilizar a P-53 durante pousos e decolagens.
Anos depois, já em 2015, a Petrobrás contratou a empresa Alphatec para a construção do novo heliponto da plataforma. A obra da estrutura estava 95% concluída quando começou um embate entre as duas companhias. De um lado, a Alphatec alega que o contrato foi encerrado unilateralmente pela Petrobrás em novembro de 2016. A empresa fornecedora disse que acionou a Justiça, pleiteando o cumprimento do contrato por parte da Petrobrás. A Alphatec alega ainda que houve um descompasso entre o avanço físico e financeiro da obra. A companhia aponta que quando a obra estava 90% concluída, o avanço financeiro estava em apenas 58%, resultando em comprovado e inquestionável desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Do outro lado, a Petrobrás alega que o contrato com a Alphatec foi encerrado em setembro de 2016, sem que a obra tivesse sido concluída pela empresa. A Petrobrás, então, realizou nova licitação e mobilizou outra companhia, que retomou a obra. Porém, em março de 2018, o Ibama determinou o embargo de todas as atividades no Porto da Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ), onde estavam sendo realizadas as obras do heliponto.
Por fim, em nota encaminhada ao Petronotícias em julho do ano passado, a Petrobrás disse que “as análises apontam que iniciar a obra de um novo heliponto contemplando uma solução integrada é a melhor opção do ponto de vista técnico e econômico”. A documentação completa da nova licitação da Petrobrás para o heliponto da P-53 (nº 7004002021) está disponível no portal Petronect.
Deixe seu comentário