EM REUNIÃO COM DELEGAÇÃO BRASILEIRA EM VIENA, MINISTRA LUCIANA SANTOS AFIRMA QUE GOVERNO ESTÁ DECIDIDO A CONCLUIR ANGRA 3 E PEDE APOIO DA INDÚSTRIA
As principais lideranças do setor nuclear mundial estão nesta semana em Viena, capital da Áustria, para participar da 69ª edição da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O Brasil também está presente no evento com uma comitiva formada por diversos representantes da indústria e do governo, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha; o diretor-presidente da Amazul, Newton de Almeida; entre outros. O primeiro compromisso da delegação brasileira nesta segunda-feira (15) foi uma reunião de alinhamento entre a ministra e membros do setor.
Durante o encontro, Luciana Santos destacou a relevância da tecnologia nuclear no cenário atual. A ministra afirmou que há uma decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de concluir as obras da usina de Angra 3. Em sua fala, conclamou a indústria a contribuir para que esse processo avance. Recentemente, conforme noticiado, o governo acenou que deve incluir a retomada de Angra 3 na próxima reunião do colegiado, até o final de setembro.
“A ministra ressaltou a importância da tecnologia nuclear diante do cenário global. Ela afirmou que, nesse momento que o mundo vive, a tecnologia nuclear é extremamente importante por uma questão de soberania, por uma questão de geração de energia e pela questão da medicina nuclear. Então, conseguir produzir energia nuclear dentro do Brasil é extremamente importante”, relatou Celso Cunha, que foi uma das lideranças presentes na reunião.
O presidente da ABDAN também citou o avanço recente da criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), considerado um marco relevante e muito aguardado pelo setor. Além disso, mencionou que o Brasil segue dedicado à pesquisa, com o andamento do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A Conferência Geral da AIEA será realizada até a próxima sexta-feira (19).

publicada em 15 de setembro de 2025 às 13:00 




