Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

EM REUNIÃO COM DELEGAÇÃO BRASILEIRA EM VIENA, MINISTRA LUCIANA SANTOS AFIRMA QUE GOVERNO ESTÁ DECIDIDO A CONCLUIR ANGRA 3 E PEDE APOIO DA INDÚSTRIA

Imagem do WhatsApp de 2025-09-15 à(s) 11.25.24_b7d16353As principais lideranças do setor nuclear mundial estão nesta semana em Viena, capital da Áustria, para participar da 69ª edição da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O Brasil também está presente no evento com uma comitiva formada por diversos representantes da indústria e do governo, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha; o diretor-presidente da Amazul, Newton de Almeida; entre outros. O primeiro compromisso da delegação brasileira nesta segunda-feira (15) foi uma reunião de alinhamento entre a ministra e membros do setor.

Durante o encontro, Luciana Santos destacou a relevância da tecnologia nuclear no cenário atual. A ministra afirmou que há uma decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de concluir as obras da usina de Angra 3. Em sua fala, conclamou a indústria a contribuir para que esse processo avance. Recentemente, conforme noticiado, o governo acenou que deve incluir a retomada de Angra 3 na próxima reunião do colegiado, até o final de setembro.

Imagem do WhatsApp de 2025-09-15 à(s) 11.24.47_c305e279A ministra ressaltou a importância da tecnologia nuclear diante do cenário global. Ela afirmou que, nesse momento que o mundo vive, a tecnologia nuclear é extremamente importante por uma questão de soberania, por uma questão de geração de energia e pela questão da medicina nuclear. Então, conseguir produzir energia nuclear dentro do Brasil é extremamente importante”, relatou Celso Cunha, que foi uma das lideranças presentes na reunião.

O presidente da ABDAN também citou o avanço recente da criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), considerado um marco relevante e muito aguardado pelo setor. Além disso, mencionou que o Brasil segue dedicado à pesquisa, com o andamento do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A Conferência Geral da AIEA será realizada até a próxima sexta-feira (19).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários