faixa - nao remover

EM REUNIÃO COM A FRENTE PARLAMENTAR NUCLEAR, A MINISTRA ESTHER DWECK ANUNCIA REUNIÃO PARA ALINHAR DEMANDAS DO SETOR

Imagem do WhatsApp de 2024-05-29 à(s) 16.27.57_f8e65f15O presidente da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades Nucleares, deputado Júlio Lopes, e representantes do setor nuclear brasileiro reuniram-se nesta semana, em Brasília, com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, para debater as demandas do segmento. O grupo ouviu da ministra a promessa de convocar uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Caixa Econômica Federal para alinhar as demandas da área, como reestruturação e investimentos.

A construção de um acordo com o governo federal para incluir as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) no programa de reestruturação de estatais para a melhoria da governança, as estratégias para secutirização do urânio e o destravamento do processo da usina nuclear de Angra 3 também estavam na pauta. Estima-se que Angra III tem custo estimado em R$ 20 bilhões.

Imagem do WhatsApp de 2024-05-29 à(s) 16.27.58_140605ceEspecificamente sobre Angra 3, Lopes citou o exemplo de Olkiluoto, na Finlândia. “Temos que construir uma usina e fazer como os finlandeses fizeram: uma usina irmã gêmea da nossa, que usa a mesma tecnologia, tem os mesmos fabricantes, o mesmo projeto, tudo igual. Essa usina estava parada lá há 18 anos. Eles pegaram em 2020 e em três anos botaram para funcionar. Essa usina hoje responde a 14% de toda a energia da humanidade. É a maior da Europa e o maior do mundo. Então, é só copiar”, declarou.

Também estavam presentes à reunião, O presidente da INB, Adauto Seixas, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, o  chefe de gabinete da Presidência da Eletronuclear, André Luiz Osório, o diretor de Finanças e Administração da INB, Maurício Pessoa, o assessor do Presidente da INB, David Patrocínio, o diretor Administrativo da Nuclep, Marcelo A. Perillo, o chefe de Gabinete do Presidente da Nuclep, Adeílson Telles, e o diretor técnico da AMAZUL, Carlos Matias, também participaram da reunião.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of