faixa - nao remover

EM VIAGEM À ÍNDIA, ALEXANDRE SILVEIRA ANUNCIA ADESÃO DO BRASIL A INICIATIVAS DE DESCARBONIZAÇÃO E ENERGIAS LIMPAS

a12eb39a-b3ad-46dc-a0e9-b203ad8a4e9cO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou na sexta-feira (21) que o Brasil passará a fazer parte de iniciativas globais com o intuito de impulsionar a transição energética e promover a descarbonização. O anúncio ocorreu durante a plenária da 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (CEM, em inglês) e na 8ª Reunião Missionária de Inovação (MI), realizadas em Goa, na Índia.

Vamos ingressar na iniciativa Hubs Marítimos de Energia Limpa (Clean Energy Marine Hubs) e somos signatários da declaração conjunta para acelerar o comércio internacional de hidrogênio, para a qual demos nossa contribuição. Estamos seguros de que podemos contribuir ativamente para construir regras equilibradas e que efetivamente permitam destravar investimentos em larga escala”, afirmou o ministro.

O Eixo de Energias Marítimas Limpas é uma importante iniciativa global que envolve entidades públicas e privadas de diversos segmentos da cadeia de valor da energia marítima. O objetivo dessa iniciativa é promover o desenvolvimento, a implantação e o avanço das tecnologias e soluções relacionadas à energia limpa proveniente dos recursos marítimos, com foco na sustentabilidade ambiental e na redução das emissões de carbono.

O ministro também anunciou a adesão do país a uma iniciativa que propõe estimular o uso de bioenergia. “Em sintonia com a nova política industrial brasileira baseada em missões, entre as quais a que promove a descarbonização, transição energética e bioeconomia, anuncio o ingresso do Brasil nas iniciativas da CEM: Descarbonização Profunda da Indústria e Transformação da Indústria Solar, e consideramos ingressar em missões adicionais no marco da Mission Innovation, como o caso da Missão Transições Urbanas”, disse Alexandre Silveira.

A iniciativa Descarbonização Profunda da Indústria e Transformação da Indústria Solar tem como objetivo impulsionar a industrialização do Brasil, aproveitando sua vocação em bioenergia, ao mesmo tempo em que busca a descarbonização da matriz energética do país. Essa abordagem está alinhada à recente escolha do Brasil como país líder no tema “Transição Energética” no Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas (ONU) sobre Energia. Para alcançar esses objetivos, a iniciativa propõe ações que envolvem o intercâmbio de informações, conhecimentos, programas e políticas públicas entre os países participantes. O foco é acelerar a implantação e o uso comercial de combustíveis de baixo carbono e tecnologias alternativas nessas nações.

Estamos confiantes de que podemos contribuir ativamente para estabelecer regras equilibradas e que efetivamente permitam destravar investimentos em larga escala. A adesão a esses esforços está em sintonia com a nova política brasileira de promoção da descarbonização, transição energética e bioeconomia”, finalizou o ministro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of