EMIRADOS ÁRABES RENOVAM ACORDO COM EMPRESA RUSSA PARA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR
A Emirates Nuclear Energy Corporation (Enec) e a Tenex, subsidiária da estatal russa Rosatom, renovaram seu Memorando de Entendimento sobre a exploração de possíveis oportunidades de colaboração no gerenciamento do ciclo de combustível nuclear. O novo memorando foi assinado por Mohamed Al Hammadi, CEO da Enec, e Sergey Polgorodnik, diretor geral da Tenex, durante o 24º Congresso Mundial de Energia em Abu Dhabi. A renovação do memorando está dentro da estrutura da estratégia da Enec de trabalhar com empresas internacionais baseadas em países com programas de energia nuclear estabelecidos e de cooperar com nações responsáveis para se beneficiar da experiência cumulativa global do setor de energia nuclear.
Al Hammadi disse que: “A Tenex tem um excelente histórico e décadas de experiência no gerenciamento do ciclo de combustível nuclear e esperamos continuar explorando oportunidades de colaboração nos próximos meses e anos”. Desde a assinatura do documento original em 2017, que estabeleceu uma estrutura para potencial cooperação futura no campo de soluções inovadoras de ciclo de combustível nuclear, incluindo o gerenciamento e o descarte de resíduos radioativos, uma delegação da Enec visitou o complexo de mineração e combinação química de Zheleznogorsk, na região de Krasnoyarsk, na Rússia.
A delegação dos Emirados Árabes Unidos para esse “tour” técnico, foi liderada por Mohamed Abdalla Chookah, vice-presidente de combustível, resíduos, pesquisa e desenvolvimento da Enec. Ele observou que, desde o início do Programa de Energia Nuclear Pacífica dos Emirados Árabes Unidos, o governo dos Emirados Árabes Unidos decidiu renunciar ao enriquecimento doméstico de urânio e ao reprocessamento de combustível usado: “Os Emirados Árabes Unidos estão em processo de desenvolvimento de sua política de gerenciamento de combustível irradiado a longo prazo e continuam analisando várias opções para gerenciar o combustível irradiado.” A delegação da Enec recebeu uma instalação de armazenamento úmido para os conjuntos de combustível usado e visitou um centro piloto e de demonstração para o reprocessamento do combustível usado. A Enec está supervisionando a construção da primeira usina nuclear dos Emirados Árabes Unidos – quatro reatores APR1400 projetados na Coréia em Barakah, na região de Al Dhafra, em Abu Dhabi.
Deixe seu comentário