EMMANUEL MACRON RECUA E DIZ QUE A FRANÇA VOLTARÁ A INVESTIR EM ENERGIA NUCLEAR

MACRNPara muitos foi uma surpresa. Depois de todas as negociações e a flagrante dependência do gás da Rússia para alimentar a Europa, o presidente Emmanuel Macron decidiu rever sua posição em relação a energia nuclear. Agora, ele diz que “a França necessita de novos reatores para diminuir dependência do exterior e manter preço da energia sob controle”. Por isso, a França vai construir novos reatores nucleares para diminuir esta dependência de países estrangeiros no fornecimento de energia, além de buscar cumprir o compromisso de  alcançar suas metas contra o aquecimento global e manter os preços da energia sob controle.

A cinco meses da eleição presidencial, o preço da energia é uma das principais preocupações dos eleitores franceses. Macron afirmou que a decisão a favor de novos reatores é essencial para manter o preço em um nível “razoável”. Ele acrescentou que, em paralelo, o país continuará investindo no desenvolvimento de energias renováveis para alcançar a neutralidade de carbono até 2050: “Nós vamos, pela primeira vez em décadas, relançar a construção de reatores nucleares no nosso país e continuar a desenvolver as energias renováveis”, disse.

Enquanto a Europa enfrenta altas nos preços de energia, a França adota um caminho diferente de vizinhos. A Alemanha, por exemplo, reagiu ao acidente de Fukushima, no Japão, em 2011, acelerando os planos para o abandono da energia nuclear. Macron não detalhou os próximos passos, mas analistas esperam que o governo francês anuncie a construção de até seis novos reatores de água pressurizada nas próximas semanas. Planos nesse sentido foram apresentados ao governo pela empresa estatal EDF há algumas semanas. O custo estimado é de 46 bilhões de euros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of