EMPREITEIRAS BRASILEIRAS COMEÇAM A SER INVESTIGADAS EM PAÍSES VIZINHOS
As investigações da Operação Lava Jato sobre empreiteiras nacionais já faz o governo de países vizinhos começarem a se movimentar em busca de possíveis atos ilícitos nos seus territórios. O procurador-geral do Peru, Pablo Sánchez, deve vir ao Brasil ainda neste mês para colher evidências de irregularidades em um projeto viário transcontinental.
Sánchez pretende entrevistar testemunhas e estudar documentos compilados por investigadores brasileiros. O procurador não deu o nome dos suspeitos, no entanto, a rodovia que está sendo detalhada foi construída por diversas companhias brasileiras, como a Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão.
A companhia será investigada também pelo governo do Equador, que já iniciou auditorias de contratos assinados no país. A Colômbia também já se manifestou, afirmando que a Odebrecht pode ser proibida de participar de concorrências públicas por 20 anos, caso condenada por corrupção.
Investigar as empreiteiras brasileiras fora do país faz bastante sentido, já que a Odebrecht é a maior construtora da América Latina e seu presidente, Marcelo Odebrecht, está preso por causa do cartel de empresas instalado dentro da Petrobrás. Entre as obras realizadas pela companhia estão um porto em Cuba, metrôs na Venezuela, entre outras.
Deixe seu comentário