EMPRESA DE APOIO OFFSHORE PROSAFE VÊ PESPECTIVAS ANIMADORAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS, ESPECIALMENTE NO BRASIL
Novas perspectivas de negócios surgem à medida que o setor offshore vai recuperando-se e deixando, de uma vez por todas, as sombras vividas durante a pandemia de covid-19. No segmento de apoio às atividades offshore, por exemplo, as estimativas também são animadoras. Para a empresa Prosafe, que fornece embarcações para acomodações offshore (também chamadas de “flotéis”), a demanda para 2024 deve experimentar uma curva ascendente, graças a um aumento substancial na atividade de licitações para esse período. Nesse cenário, a companhia avalia que o Brasil terá um papel decisivo para liderar esse processo de crescimento.
A empresa já observa uma demanda forte e crescente no Brasil e no Golfo do México ao longo de 2023. Além disso, a Prosafe está vendo um aumento significativo na atividade de licitações e novos contratos para 2024 e além, com melhores ganhos, utilização e aumento das taxas diárias. A companhia destaca que as perspectivas favoráveis de demanda de médio e longo prazo são apoiadas por quatro novas licitações da Petrobrás no Brasil e recentes concessões de contratos no Mar do Norte, África e Austrália, que estão restringindo ainda mais a oferta.
“Vimos um aumento substancial da atividade de licitação nos últimos meses em todas as regiões para 2024 e além. Com investimentos significativos, uma nova equipe de gerenciamento e perspectivas aprimoradas, esperamos melhores ganhos, utilização e taxas diárias mais altas no futuro”, comentou o CEO interino da Prosafe, Reese McNeel.
No entanto, a empresa disse que a demanda do mercado do Mar do Norte em 2023 é fraca, com uma unidade semissubmersível ativa de alta especificação, devido à falta de trabalho de comissionamento na Noruega e maior trabalho de manutenção e modificação no Reino Unido, potencialmente devido ao imposto inesperado. Mesmo assim, McNeel disse que o segundo trimestre foi um período muito ativo.
“A embarcação Safe Zephyrus iniciou seu contrato de 650 dias com a Petrobrás e a Safe Concordia concluiu seus preparativos contratuais e iniciou seu contrato em agosto. Também ficamos muito satisfeitos por ter levantado capital para apoiar as mobilizações da plataforma e por ter colocado uma nova equipe de gerenciamento”, explicou.
As esperanças da empresa em relação ao aumento adicional nas tarifas diárias de afretamento dos flotéis são alimentadas por um aumento significativo nas tarifas diárias nas últimas licitações no Brasil. A Prosafe também espera concorrências adicionais no Mar do Norte do Reino Unido e no Brasil para contratos com início em 2024 e 2025.
Falando especialmente sobre o Brasil, a Prosafe espera um crescimento contínuo da demanda por embarcações de acomodação, manutenção e segurança (conhecidas também pela sigla UMS), impulsionado por um número crescente de FPSOs e novos operadores de petróleo e gás. Isso, ressalta a companhia, já resultou em alta atividade de contratação e aumentou substancialmente as diárias no Brasil no ano passado. A Prosafe acredita ainda que a Petrobrás e outras operadoras devem anunciar pelo menos duas novas licitações no segundo semestre de 2023 com início em 2024, além das inúmeras licitações recentes.
Deixe seu comentário