EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DE SINGAPURA FECHA PARCERIA PARA USO DE GRAFENO EM HÉLICES DE NAVIOS DE SUA FROTA | Petronotícias




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EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DE SINGAPURA FECHA PARCERIA PARA USO DE GRAFENO EM HÉLICES DE NAVIOS DE SUA FROTA

EPS1Apontado como um dos materiais mais promissores no desenvolvimento de tecnologias e produtos no mundo, o grafeno volta a ser notícia após a empresa de gerenciamento de navios Eastern Pacific Shipping (EPS), com sede em Singapura, fechar uma parceria com a companhia canadense de revestimentos Graphite Innovation & Technologies (GIT). Pelo acordo, as duas partes vão trabalhar para implementação de revestimento de hélices livre de biocidas à base de grafeno em toda a frota da EPS. A EPS planeja aumentar o desempenho de suas embarcações aplicando o revestimento ecológico, altamente durável e de baixa fricção da GIT, com o objetivo de melhorar e manter a classificação CII durante o ciclo de doca seca.

As duas empresas começaram a trabalhar juntas há um ano. A EPS aplicou o revestimento de hélice altamente durável à base de grafeno na hélice do navio-tanque de GLP Quebec. Desde a aplicação, a embarcação obteve melhor desempenho e manteve sua classificação de Indicador de Intensidade de Carbono (CII). Por conta disso, a EPS decidiu ampliar a adoção da tecnologia e pretende aplicar o revestimento em 15 navios em docagem em 2023 e 2024.

A indústria naval precisa de empresas como a GIT, que lideram o caminho em soluções de revestimento sustentáveis. Vemos os revestimentos de hélice da GIT como parte de nosso portfólio de soluções para obter eficiência de combustível a longo prazo e reduzir emissões. Estamos nos esforçando para causar um impacto positivo em nossos oceanos e vemos o GIT e seus revestimentos como uma maneira fundamental de fazer isso. Este é mais um passo sustentável para a nossa empresa”, disse o gerente de otimização de frota da EPS, Pavlos Karagiannidis.

96306510-63f5-462a-8cd5-c709c1ff0fdcO revestimento de hélice da GIT é uma tecnologia de revestimento à base de grafeno de 3 camadas, projetada especificamente para suportar condições operacionais adversas. Ele tem uma poderosa capacidade de liberar bioincrustação, mantendo a superfície lisa e reduzindo a necessidade de “polimento” da hélice. Também mantém a eficiência propulsiva da hélice e reduz os danos devido à cavitação, diminuindo assim as emissões de ruído. “A EPS é um parceiro valioso e gostamos muito de trabalhar com eles no ano passado. Estamos entusiasmados por eles terem escolhido aplicar o revestimento em embarcações selecionadas. Essa tecnologia é uma das maneiras mais simples de melhorar e manter o CII enquanto atinge as metas de sustentabilidade”, disse o cofundador e CEO da GIT, Mo AlGermozi.

Trabalhos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) sobre a grafita, que dá origem ao grafeno, indicam que o país  poderá assumir uma posição de destaque mundial. Os estudos afirmam que a reserva de grafita do Brasil é a segunda maior do mundo e o país é o terceiro maior fornecedor mundial do mineral, com uma produção que é responsável por 27% do número global, de 270 milhões de toneladas.

A grafita é um condutor elétrico, por isso possui aplicações em eletrodos e baterias. Considerado um dos materiais-chave na atual era econômica de transformação e modernização, o grafeno é um nanomaterial derivado da grafita, feito pelo empilhamento de folhas bidimensionais, formadas exclusivamente por átomos de carbono.

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