EMPRESA SUL-COREANA REVELA PROJETO DE EMBARCAÇÃO MOVIDA POR PEQUENOS REATORES MODULAR | Petronotícias




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EMPRESA SUL-COREANA REVELA PROJETO DE EMBARCAÇÃO MOVIDA POR PEQUENOS REATORES MODULAR

CorepowerA empresa de construção naval Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE) revelou o projeto de um pequeno navio movido a partir de um pequenos reatores modulares (SMR, na sigla em inglês). Essa é a primeira vez que uma empresa coreana apresenta um conceito de projeto tão detalhado para uma embarcação movida a SMR. O projeto envolve um navio movido por um reator de 240 megawatts (MW), com quatro conjuntos de SMRs de 60 megawatts. A mudança da KSOE para a tecnologia SMR não é sua primeira incursão no campo. Em novembro de 2022, a empresa investiu US$ 30 milhões na TerraPower, uma empresa SMR fundada pelo fundador da Microsoft, Bill Gates. O projeto visa construir um SMR no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, até 2030.

Outros construtores navais sul-coreanos também estão trabalhando no desenvolvimento da tecnologia. A Samsung Heavy Industries, por exemplo, fez parceria com a KAERI no desenvolvimento de usinas nucleares flutuantes baseadas na tecnologia de reatores de sal fundido (MSR). Além disso, o construtor naval concluiu o projeto conceitual para uma barcaça CMSR Power, uma instalação flutuante para usinas nucleares offshore, e garantiu a aprovação em princípio da sociedade de classificação ABS com sede nos EUA.

No mês passado, as principais empresas da indústria coreana, lideradas pelos pesos pesados HMM e Sinokor, uniram forças no desenvolvimento de navios movidos a energia nuclear.

seaborgO Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado por representantes da cidade de Gyeongju, província de Gyeongbuk, Instituto de Pesquisa de Energia Atômica da Coreia, Instituto de Pesquisa de Engenharia Naval e Oceânica da Coreia (KRISO), Registro Coreano, Wooyang Shipping Co, Sinokor, H- Line e HMM.

Pelo acordo, os parceiros pretendem desenvolver e demonstrar como pequenos reatores nucleares modulares podem ser usados para impulsionar navios. O projeto também investigará o desenvolvimento de interface de sistema marítimo relevante e tecnologia de propulsão, bem como a produção de hidrogênio usando MSR.

A propulsão nuclear está ganhando interesse do mundo marítimo no cenário de desafios crescentes com relação ao aumento da produção de amônia verde, e-metanol e hidrogênio, que se acredita serem a chave para a descarbonização do transporte marítimo.

Alguns dos principais benefícios que a tecnologia traz para a mesa são sua independência dos preços voláteis do combustível, bem como o fato de que operar com energia nuclear permitiria que os navios abandonassem a prática de vapor lento e aumentassem a eficiência da embarcação navegando mais rápido e produzindo zero emissões.

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