faixa - nao remover

EMPRESÁRIOS COBRAM MUDANÇAS NA ECONOMIA EM REUNIÃO COM DILMA ROUSSEFF

Redução dos custos de investimentos e concessão de incentivos foram as maiores promessas feitas pelo Governo aos empresários que representam metade do PIB brasileiro. A presidente Dilma Rousseff se reuniu com 29 empresários no Senado para ouvir reclamações e anunciar futuras mudanças na economia do país. Entre as empresas representadas estavam Murilo Ferreira, presidente da Vale e Eike Batista, presidente do Grupo EBX, que fizeram cobranças para o setor de petróleo e gás.

Todos os empresários ligados à área de energia reclamaram da falta de infra-estrutura do setor. O problema foi listado como uma das maiores dificuldades do país. A reunião durou quase quatro horas e é a primeira de uma sessão de quatro encontros agendados para este ano. Apesar dos empresários se repetirem em vários pontos e não terem limite de tempo para falar, a presidente disse que o encontro foi “excelente” e permaneceu atenta a todas as reclamações.

Eike Batista reivindicou a autorização para a o próximo leilão da ANP, para exploração de petróleo. Juntamente com Otávio Gutierrez, da Andrade Gutierrez, cobraram mais agilidade na liberação de vistos de trabalho para mão-de-obra internacional qualificada.

Murilo Ferreira, que mantém a Vale no terceiro lugar na elite do PIB nacional, postulou a demora nas licitações ambientais enquanto o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht e Paulo Skaf, presidente da Fiesp, abordaram o fim da guerra dos portos pedindo também a relicitação das concessões de energia que vencem a partir de 2015.

Para a redução dos custos de financiamento econômico, Dilma informou que o BNDES dispõe de R$ 150 bilhões para 2012. O ministro da fazenda, Guido Mantega, disse que irá trabalhar para cortar as várias amarras na legislação trabalhista depois que as empresas se queixaram do custeamento de mão-de-obra.

Além de cobrar que o empresariado se empenhe no Congresso, Dilma confirmou que está prestes a lançar um plano de desoneração de tributos e concessão de incentivos muito mais amplo que o último plano lançado, o programa Brasil Maior. O novo pacote será anunciado após a viagem da presidente à Índia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of