EMPRESÁRIOS RECLAMAM DA SEGURANÇA E DO DESORDENAMENTO TRIBUTÁRIO EM 2018, MAS DIZEM QUE NOVO GOVERNO INSPIRA OTIMISMO
O Projeto Perspectivas 2019 foi ouvir três personalidades do mercado, cada um destaque em sua área de atuação, para saber o que pensam sobre como foram os negócios nesse ano que está terminando e como estão vendo as perspectivas para 2019. Ouvimos o Presidente da Projetcus, tradicional empresa de projeto, muito atuante principalmente nos setores de petróleo, gás e energia, Marcio Cancellara; Carlos Chetto, Diretor da Canal C, uma das principais empresas de comunicação do norte e nordeste brasileiro, baseada em Salvador, Bahia, e Jacob Martins, diretor da Viva Cor Tintas, a maior revendedora de tintas para a linha automotiva e grandes empresas de frotas, como caminhões e ônibus, além de ser uma das maiores revendedoras de tintas do Rio de Janeiro. Vamos começar com Jacob Martins:
– Como analisa os acontecimentos de 2018 em seu setor?
– A falta de segurança na cidade influenciou diretamente em nosso mercado. Por mais que o exército estivesse presente nas ações, a retirada dele das ruas em nada afetava a retomada das vendas no varejo. Nós tivemos uma baixa na venda em nossa rede de lojas. A economia claudicante também foi outro fator
que correspondeu para que o na o fosse diferente dos anos anteriores.
– Quais seriam as soluções para os problemas que o país atravessa?
– Em poucas palavras: Segurança e simplificação tributária. Precisamos de alguém que tenha tolerância zero com o crime. O verdadeiro empresário, aquele que busca trabalhar dentro da lei, precisa que ela seja aplicada a todos. Sem isso não tem como desenvolver mais empregos. Precisamos tirar das ruas toda essa violência. É uma necessidade básica. Claro que paralelamente podemos melhorar a forma como o governo tributa. Gasta-se muito para apurar os impostos. Da forma que é feito hoje, não é claro para ninguém o quanto é que pagamos em impostos em todos os níveis.
– O que espera do Governo Bolsonaro? Está pessimista ou Otimista?
– Sempre otimista. Acreditamos que todos esses nomes técnicos para ocupar esses cargos do novo ministério trarão bons resultados. O grau do otimismo irá variar de acordo com a velocidade com que eles conseguirem fazer as reformas da previdência, tributária e um maior vigor na aplicação das leis. Vamos ver como nossos deputados irão votar essas mudanças.
Outro que opina é o publicitário Carlos Chetto, diretor do Canal C, uma influente e moderna agência de comunicação no nordeste e norte brasileiro. Sua experiência e visão estão sempre afinadas com o que o mercado em geral pensa. Vamos saber suas opiniões:
– Como analisa os acontecimentos de 2018 em seu setor?
– Ano de 2018 para a comunicação, principalmente nos mercados regionais foi muito difícil, pois o impacto da eleição para Presidente associado a indefinição política, gerou um processo de paralização dos grandes projetos, investimentos.
– Quais seriam as soluções para os problemas que o país atravessa?
– Gestão séria, investimento prioritário em educação e prioridade nos investimentos em infraestrutura e logística que apresentem prioridade na eficiência do Brasil e com investimento compatível ao orçamento.
– O que espera do Governo Bolsonaro? Está pessimista ou Otimista?
– Otimista. Espero um retorno dos investimentos regionais, segurança jurídica , seriedade nas decisões políticas, com diminuição da corrupção.
Marcio Cancellara dirige numa das mais competentes e requisitadas empresas de projetos do país. Mas, desde 2014, vem sofrendo muito com a estagnação do setor de engenharia, notadamente no setor de petróleo e gás.
– Como analisa os acontecimentos de 2018 em seu setor?
– As indefinições da eleição inibiram a melhora do mercado, embora já se verifique aumento de perspectivas ainda que tímido.
– Quais seriam as soluções para os problemas que o país atravessa?
– As reformas estruturais exaustivamente abordadas pela imprensa além de estabilidade de regras, simplificação burocrática em todos os níveis. Investimento pesado em Educação.
– O que espera do Governo Bolsonaro? Está pessimista ou Otimista?
– Otimista. Não é possível que seja pior.
Deixe seu comentário