faixa - nao remover

EMPRESAS APOSTAM EM NOVAS TECNOLOGIAS NA FEIRA DE PIPELINE

Palestras para estudantes e robôs inspetores são algumas das novidades apresentadas pelos expositores para atrair a atenção dos visitantes na Rio Pipeline 2011. A oitava e maior edição do evento reúne 150 participantes em uma área de 2.600 m² do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

O stand mais interessante da feira é o da Liderroll, que simula o tunel do Gastau, em Caraguatatuba, São Paulo, que cruzou a Serra do Mar com mais de 5 quilômetros de dutos levando o primeiro gás do pre-sal brasileiro. A empresa apresenta a tecnologia, inédita do mundo, desenvolvida por uma equipe de engenheiros especializados da Liderroll.

A Petrobras se destaca com um estande de 156 m² na área central, onde apresenta palestras ministradas por seus profissionais para atrair estudantes e visitantes interessados em saber mais como opera a petroleira. A estatal também exibe vídeos institucionais em telões de tecnologia touchscreen.

Já a INSTOR Sistema de Inspeção Robótica trouxe como principal atração um robô veloz que consegue obter até 64 leituras por segundo no trabalho de inspeção de dutos. De acordo com Miguel Serrano, sócio-diretor da INSTOR, a novidade da tecnologia fica por conta da utilização do sistema de ultrassom multiplexado, que permite a leitura de vários sensores. “A maior vantagem é a otimização do tempo. Esse sistema permite ao robô mapear uma maior área em um período menor”, explicou o executivo, ressaltando que o equipamento tem também a capacidade de andar por dutos tanto verticais quanto horizontais. 

No estande da White Martins, um dos destaques dos serviços industriais voltados para operação de gasodutos e oleodutos apresentados é a inertização, técnica que consiste em injetar nitrogênio gasoso em equipamentos ou tubulações para substituir atmosferas perigosas por outras inertes, fora das faixas de explosividade, inflamabilidade ou toxidez.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of