AMÉRICA LATINA E ÁFRICA SÃO OS MAIORES MERCADOS PARA A ENGENHARIA EXPORTADA PELO BRASIL
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) constatou que 94% dos serviços exportados por empresas brasileiras de engenharia são destinados a América Latina e África, o que corresponde de 21% do total de exportações mundiais para os dois continentes nesse setor. O mercado internacional de serviços de engenharia movimenta anualmente cerca de US$ 510 bilhões.
De acordo com o diretor presidente da ABEMI, Antonio Müller (foto), as companhias brasileiras são responsáveis por 17,8% do total de vendas para a América Latina, atrás apenas das espanholas. O estudo mostra que, em média, 45% do faturamento das empresas em projetos de engenharia de grande porte correspondem à exportação de serviços de engenharia e sua presença internacional começou a se intensificar a partir da década de 2000, principalmente nos setores de Petróleo e Gás, Transportes, Energia e Indústria.
Para a ABEMI, além de consolidar a presença do Brasil no exterior, a internacionalização de serviços de engenharia é essencial para a sobrevivência das empresas no próprio mercado doméstico. “O fortalecimento das multinacionais brasileiras no exterior gera competitividade e restringe a aquisição de companhias locais por grandes grupos estrangeiros. Outro ponto positivo é o incentivo ao desenvolvimento da tecnologia nacional, que estimula o aumento nos investimentos em pesquisa e inovação”, explicou Müller.
Deixe seu comentário