EMPRESAS ITALIANAS SE PREPARAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CIDADES INTELIGENTES NO RIO
De olho em projetos nas áreas de energia, transporte, conectividade e transformação digital, o estado do Rio de Janeiro assinou um memorando de entendimento com três empresas italianas – Enel X Brasil, Leonardo e TIM. O objetivo da parceria é iniciar o estudo de soluções conjuntas para transformar o estado em modelo de cidade inteligente, segura e resiliente. As companhias vão oferecer soluções conjuntas para uma “e-cidade conectada”. A parceria visa ainda identificar possíveis municípios fluminenses onde é possível aplicar tecnologias de cidades inteligentes.
Para empresas e edifícios públicos, por exemplo, a ideia é disseminar o conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização. “Estamos trabalhando fortemente para avançar na eletrificação do consumo e oferecer soluções sustentáveis que contribuam para a reduzir as emissões de gás carbônico em todos os países em que atuamos”, afirmou o diretor da Enel Brasil, Nicola Cotugno (foto principal).
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (foto à direita), explicou que a cooperação técnica vai apoiar o governo estadual com um estudo e propostas de modelo de cidades inteligentes. “Este projeto será extremamente benéfico para o nosso estado na medida em que vai proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. O movimento para atração de novos investimentos para o Rio de Janeiro já começou”, afirmou o governador. Castro participou da cerimônia de assinatura do memorando, realizada nesta semana no Palácio Guanabara.
O escopo do acordo abrange uma gama de serviços eletrônicos: e-city, e-home, e-mobility, e-industries, serviços digitais financeiros, sistemas de energia e inteligência artificial. Entre as possíveis aplicações desenvolvidas, estão tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes, que auxiliarão na medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos.
“A realização de Smart Cities seguras, a partir de uma visão integrada do contexto urbano, é uma das áreas em que a Leonardo quer dar uma contribuição decisiva, em benefício dos cidadãos do Brasil e do mundo. Para um desenvolvimento sustentável e digital do ambiente urbano é fundamental que as cidades sejam gerenciadas por novos modelos e soluções tecnológicas avançadas, como a plataforma X-2030 da Leonardo, que integra dados de fontes e sensores heterogêneos para garantir segurança, proteção ambiental, mobilidade flexível e eficiência na gestão de energia”, disse o Diretor Internacional de Marketing & Campanhas Estratégicas e Vice-Presidente da Leonardo na América Latina, Francesco Moliterni (foto à esquerda).
Já o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, destacou que a expectativa com a parceria fechada com o Governo do Rio de Janeiro é viabilizar novas soluções de Internet das Coisas, fazendo do estado um grande exemplo do que pode ser proporcionado a outras cidades e estados.
Deixe seu comentário