ENAUTA AUMENTOU SUA PRODUÇÃO NO QUARTO TRIMESTRE E RETOMOU OPERAÇÃO DO TERCEIRO POÇO DO CAMPO DE ATLANTA
Depois de ganhar o noticiário do setor de óleo e gás no final do ano passado com uma série de aquisições, a Enauta volta a ser notícia. A empresa anunciou hoje o seu relatório operacional do quarto trimestre de 2023, quando produziu 14,9 mil barris de óleo equivalente por dia. O volume representa uma alta de 246,5% em comparação com o terceiro trimestre.
No balanço anual, a empresa fechou 2023 com uma produção de 12,4 mil barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 24,8% em relação a 2022. O desempenho é explicado principalmente pelos problemas operacionais enfrentados pela companhia ao longo do ano em Atlanta – que é o principal ativo do portfólio da petroleira.
Pouco a pouco, a empresa foi estabilizando a operação do campo, localizado na Bacia de Santos. Agora, a Enauta anunciou que a produção do poço #2 de Atlanta foi retomada em 1º de janeiro e está em fase de estabilização. Ele se soma aos poços #5 e #4, retomados em novembro e dezembro de 2023, respectivamente. Assim, o Sistema Piloto de Atlanta (FPSO Petrojarl I) conta hoje com três poços em produção.
Paralelamente, a petroleira segue avançando no desenvolvimento do Sistema Definitivo de Atlanta (FPSO Atlanta). Em 13 de dezembro, foi realizada a cerimônia de batismo do FPSO no estaleiro Drydocks World em Dubai. O evento marcou a proximidade da conclusão da planta industrial da plataforma e o início da etapa de comissionamento. O primeiro óleo do FPSO Atlanta tem previsão para agosto de 2024.
Deixe seu comentário