ENAUTA OBTEVE RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS NO CAMPO DE ATLANTA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) emitiu recentemente a renovação de licença ambiental para perfuração de poços no campo de Atlanta, operado pela Enauta na Bacia de Santos. O documento tem validade de oito anos e cinco meses e autoriza a perfuração de até nove poços por meio do navio-sonda Laguna Star ou pela sonda semissubmersível Alpha Star. As duas embarcações fazem parte da frota da Constellation.
Como noticiamos em outubro, a Enauta está prestes a iniciar uma campanha de perfuração de três novos poços em Atlanta. A atividade será realizada por meio da sonda semissubmersível Alpha Star. A perfuração do primeiro poço (7-ATL-5H-RJS) deve começar neste último trimestre de 2022. Ele irá substituir um dos três poços atualmente conectados ao FPSO Petrojarl I (Sistema de Produção Antecipada) a partir do início de 2023.
A expectativa da Enauta é que, com o novo poço, a produção do campo aumente para mais de 20 mil barris de óleo por dia. Além disso, a empresa prevê ainda uma redundância adicional ao sistema de bombeio dos poços e maior flexibilidade operacional ao sistema de produção.
Logo após, a Enauta começará a perfuração dos dois poços seguintes, que por sua vez serão interligados ao novo FPSO Atlanta (Sistema Definitivo). A previsão de entrada em operação é para meados de 2024, permitindo a produção de até 50 mil barris de óleo por dia para o FPSO Atlanta. Em uma segunda fase do projeto, a companhia planeja a perfuração de mais quatro poços, com o objetivo de manter os patamares de produção do Sistema Definitivo.
Deixe seu comentário