ENCONTRO LATINO AMERICANO NO RIO DE JANEIRO SOBRE REFINO TERÁ A APRESENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DA EVONIK
A Evonik participará da edição 2025 da Latin American Refining Technology Conference (LARTC), que acontecerá de 23 a 25 de setembro, no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, no Rio de Janeiro. Reconhecido como o principal evento de refino e petroquímica da América Latina, o LARTC reúne refinadores, fornecedores de tecnologia e especialistas do setor para debater tendências, desafios e inovações do downstream na região. A empresa quer reforçar seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade ao apresentar soluções avançadas da linha de catalisadores voltadas ao mercado de refino. O portfólio inclui serviços de rejuvenescimento, regeneração e pré-sulfetação ex-situ de catalisadores, além de tecnologias para recuperação de enxofre, tratamento de gasolina craqueada e aplicações em novos mercados ligados à economia circular.
Entre os destaques da exposição estarão algumas tecnologias:
- Excel Rejuvenation: promove a circularidade de catalisadores exauridos, com economia de mais de 50% em comparação à aquisição de novos catalisadores e
redução significativa de emissões de CO₂. - OctaMax: solução sustentável para unidades de hidrotratamento de gasolina, capaz de reduzir o teor de enxofre sem comprometer a octanagem do combustível final.
- Specialty Regeneration: regeneração de catalisadores especiais utilizados em processos de reforma catalítica, hidrogenação seletiva e alquilação de aromáticos.
- actiCAT: serviço de pré-sulfetação ex-situ de catalisadores de hidrotratamento que proporciona maior segurança, rapidez no start-up e vantagem de custo em relação aos métodos tradicionais.
- Sulfur Recovery Catalyst Solutions: catalisadores para unidades de recuperação de enxofre, incluindo a tecnologia Claus e opções para tratamento de gás residual de baixa temperatura.
- Next Markets Program: iniciativas voltadas a aplicações emergentes como diesel renovável (HVO), reciclagem química de plásticos (pyrolysis oil upgrading) e craqueamento de amônia.
Além da exposição, a Evonik integrará a programação técnica com a participação de Guilherme Almeida, Gerente de Negócios Catalisadores. Ele participará da mesa redonda “Latest in catalysts technology”, abordando os benefícios da tecnologia actiCAT, alternativa que reduz o tempo de ativação in situ e oferece ganhos operacionais e econômicos. A sessão ocorrerá na quarta-feira, 24 de setembro, como parte das Interactive Round Table Sessions. “A LARTC é uma oportunidade estratégica para discutir soluções que aliam desempenho técnico e compromisso ambiental. Nosso foco é colaborar com refinarias na América Latina para ampliar a eficiência de suas operações, ao mesmo tempo em que avançamos na oferta de tecnologias voltadas à transição energética e à economia circular“, destaca Guilherme Almeida.

publicada em 16 de setembro de 2025 às 12:00 




