faixa - nao remover

ENCONTRO SOBRE PRÉ-SAL QUER PROMOVER NOVOS NEGÓCIOS PARA A BACIA DE SANTOS

Nos dias 13 e 14 de março irá acontecer em São Paulo o evento  Oil&Gas Pré-Sal Bacia de Santos, para discutir temas relacionados à exploração de petróleo e gás. O evento, que terá organização da VIEX Americas, contará com a presença de grandes players do setor, além de entidades governamentais e empresariais. Com o objetivo de fomentar negócios, mas também trocar experiências e fazer uma atualização operacional e tecnológica, o evento irá buscar associações que permitam avanços tecnológicos para o setor no Brasil. Para explicar melhor como irá funcionar o evento, o repórter André Dutra conversou com o representante da VIEX Americas, Vinnicius Vieira.

O que será discutido sobre o pré-sal da bacia de Santos?

Praticamente tudo. Nós vamos falar sobre os aspectos regionais, econômicos, jurídicos, ecológicos e operacionais da Bacia de Santos, também iremos analisar operações já existentes no local, como estudos de caso para fomentar os negócios. Um dos nossos objetivos principais é situar o estado de São Paulo como um grande produtor de petróleo, tirar o monopólio de produção da Bacia de Campos, por assim dizer.

Vai ser discutido algum tema relacionado à política de conteúdo nacional?

Este foi exatamente um dos tópicos sugeridos durante a organização do evento. Hoje essa política é uma realidade que não pode ser ignorada, portanto nós iremos discutir uma atualização de todos os aspectos da cadeia de produção de petróleo. O objetivo é adequar da maneira mais produtiva as partes de equipamento e operacionais à essa nova regulamentação. Além da lei de conteúdo nacional, iremos falar de outras regulações brasileiras relacionadas ao setor. Para isso teremos inclusive a presença de um especialista da Agência Reguladora do Espírito Santo.

Qual será a divisão de temas entre os dois dias do evento?

No primeiro dia iremos ter um foco maior nos assuntos relacionados ao gás natural. Transporte, regulamentação e produção serão alguns dos fatores abordados, especialmente para que possamos deixar todos os participantes a par do que há de mais novo no setor. Já no segundo dia, iremos focar na formação de parceria para desenvolvimento de novas tecnologias. O estado de São Paulo vai procurar fazer parcerias com universidades públicas, no mesmo sistema existente no Rio de Janeiro com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é pólo de pesquisa financiado por diversas empresas.

Quais são os principais participantes do evento?

Este ano teremos a presença da Petrobrás, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Ministério de Minas e Energia. Estas três organizações, pilares da indústria de petróleo e gás no Brasil, trazem muita credibilidade para o evento. Também teremos presença da GasEnergy, da Universidade Federal de São Paulo (USP), Bentley, Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), entre outros.

Você falou em tecnologia, gestão e negócios. Qual será o foco do evento?

O Oil&Gas Pré-Sal Bacia de Santos não é um evento técnico, então pode-se dizer que a prioridade fica com a fomentação de parcerias e negócios entre os participantes. Mas haverá de fato uma boa abordagem sobre novas tecnologias operacionais e de gestão, assim como uma visão geral sobre ferramentas de gestão e processo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of