ENEL CONCLUIU EM SÃO PAULO UMA LINHA DE TRANSMISSÃO SUBTERRÂNEA QUE VAI ATENDER A MAIS DE 210 MIL CLIENTES DA EMPRESA

VICDENZOA Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, concluiu a obra de construção da Linha de Transmissão Subterrânea (LTS) Milton Fornasaro-Jaguaré 3-4 e também de uma Estação de Transição (ETR), no Jaguaré, zona Oeste da capital paulista. O projeto, que contou com investimento total de R? 102,2 milhões, beneficia 216 mil clientes comerciais, residenciais e do poder público em mais de 30 bairros como Água Branca, Lapa, Parque São Domingos, Vila Leopoldina, Alto da Lapa, Cerqueira Cesar, Higienópolis, Pacaembu, Pinheiros, Sumaré, Sumarezinho, Vila Madalena, Vila Pompeia, Cidade Jardim, entre outros, incluindo também bairros no município de Osasco, além da capital. O projeto da LTS Milton Fornasaro consiste em uma linha de transmissão subterrânea de 3,1 quilômetros de extensão, com 300 MVA de capacidade de transporte de energia e tensão de 88 kV (88.000 Volts).

A obra, de alta complexidade, teve início em novembro de 2021 e foi concluída no final de 2022. O trajeto vai desde a Subestação de Energia (SE) Milton Fornasaro, da Transmissora, atravessa a Rodovia Castelo Branco, utilizando o método não destrutivo, seguindo paralelo ao Rio Pinheiros por escavação e finalizado na Estação de Transição Jaguaré, também construída neste complexo. Em números, na execução desta obra foram utilizadas 73 bobinas de cabos, totalizando aproximadamente 36.500ENEL metros de cabos, 66 emendas, 12 terminais externos e 6 terminais internos.

O reforço na capacidade do sistema de subtransmissão traz mais confiabilidade e segurança ao sistema elétrico, melhorando a qualidade do fornecimento, reduzindo as interrupções de energia com manobras remotas feitas diretamente pela Central de Operações da distribuidora, além de viabilizar o desenvolvimento socioeconômico da região ao permitir a instalação de novos prédios residenciais e estabelecimentos comerciais e públicos na localidade. Vincenzo Ruotolo, responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição São Paulo, explicou que “Este projeto reforça o compromisso da Enel Distribuição São Paulo em melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os seus 8 milhões de consumidores, contribuindo para o desenvolvimento dos 24 municípios de nossa área de concessão. Desde a aquisição da antiga Eletropaulo, em julho de 2018, a Enel Distribuição São Paulo já Enel investiu mais de R? 5 bilhões na área de concessão, volume de investimentos recorde.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of