ENEL CONSEGUE FINANCIAMENTO INTERNACIONAL PARA DESENVOLVER PROGRAMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL, COLÔMBIA E PERU
A Enel, o Banco Europeu de Investimento (BEI), através de sua filial de desenvolvimento EIB Global, e a SACE uniram forças para apoiar o desenvolvimento de programas de energia renovável e eficiência energética no Brasil, na Colômbia e no Peru, por meio de linhas de financiamento sustainability-linked para mitigar os efeitos causados pelas mudanças climáticas. Para isso, o BEI forneceu à Enel um formato de financiamento sustainability-linked que prevê um escopo multipaís, multinegócios e multimoedas de até 600 milhões de euros (o equivalente a mais de 650 milhões de dólares americanos), apoiado pela garantia da SACE. Este acordo representa a primeira operação sustainability-linked da EIB-SACE e o maior financiamento do banco para uma entidade do setor privado fora da Europa.
Os projetos financiados com este escopo devem gerar cerca de 2.307 GWh de energia limpa por ano, o equivalente ao consumo anual de 1,32 milhão de residências. Como parte do acordo, a Enel Green Power Peru S.A.C., subsidiária do Grupo Enel, recebeu 130 milhões de dólares americanos, destinados à implantação de projetos eólicos e solares fotovoltaicos de quase 300 MW no Peru. O valor remanescente dos 600 milhões de euros apoiará o crescimento dos investimentos sustentáveis do Grupo Enel no Brasil e na Colômbia por meio de projetos de geração de energia renovável e distribuição de energia.
Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos, disse que este novo acordo com a Enel e a SACE ilustra perfeitamente como o BEI pretende trabalhar através do BEI Global, onde as parcerias são centrais. “Também mostra nosso maior compromisso em promover investimentos sustentáveis e verdes no Brasil, na Colômbia e no Peru. No BEI, acreditamos firmemente que só aumentando a transição energética podemos alcançar as metas climáticas globais, fomentando o 2 INTERNAL crescimento econômico e criando oportunidades de emprego”, afirmou.
O CFO da Enel, Alberto De Paoli (foto principal), afirmou que juntamente com o BEI e o SACE, a empresa está liderando a transformação das finanças públicas e privadas internacionais para uma abordagem sustainability-linked. “Essa evolução das finanças sustentáveis apoiará o crescimento a longo prazo e uma transição justa, não só na Europa, mas também em toda a América Latina, com uma sinergia entre atores privados e públicos que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e acelerar o alcance das metas globais de sustentabilidade, em consonância com o Acordo de Paris e a Agenda 2030 das Nações Unidas”, declarou.
Já o Diretor de Subscrição da SACE, Dario Liguti (foto à direita), afirmou que está orgulhoso de fazer parte deste grande projeto relacionado a investimentos sustentáveis na América Latina com a colaboração e em sinergia com o Banco Europeu de Investimento e a Enel. “Graças à experiência e know-how de mais de 40 anos, a SACE contribui para o sucesso do Made in Italy em contextos complexos, nos quais o papel do mitigador de risco e facilitador de negócios é crucial. Acreditamos verdadeiramente que esta operação vai liderar o caminho para aumentar nossa colaboração com o BEI e, em particular, no que se refere a finanças sustentáveis”, avaliou.
Deixe seu comentário