faixa - nao remover

ENEL INAUGURA TRÊS HIDRELÉTRICAS NO MATO GROSSO

Carlo-ZorzoliA italiana Enel Green Power deu mais um passo no processo de ampliar seus investimentos no Brasil, onde pretende aplicar cerca de 3,2 bilhões de euros entre 2017 e 2019, e inaugurou três usinas do complexo hidrelétrico de Apiacás, no estado do Mato Grosso, com capacidade instalada de 102 MW.

A empresa investiu US$ 287 milhões na construção das unidades, com potencial para gerar 490 GWh por ano, dividida em três centrais: Salto Apiacás (45 MW), Cabeça de Boi (30 MW) e Fazenda (27 MW).

Além disso, a Enel conseguiu antecipar em mais de um ano o início da operação comercial das usinas em relação ao prazo estabelecido pelas regras do leilão A-5 de 2013, em que o projeto foi concedido ao grupo, a partir de um contrato de compra de energia (Power Purchase Agreement – PPA sigla em inglês) de 30 anos com um pool de distribuidoras de energia elétrica do Brasil. O fornecimento coberto pelo PPA terá início em janeiro de 2018 e a eletricidade gerada antes dessa data será vendida no mercado livre.

“A inauguração de Apiacás é uma importante conquista para a Enel no Brasil. Seguimos os mais altos padrões de sustentabilidade e meio ambiente na construção e conseguimos concluir as instalações antes do prazo original”, disse o diretor geral da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli (foto), ressaltando que uma planta fotovoltaica autônoma de 1.2 MW foi instalada para fornecer energia para a construção das usinas, reduzindo as emissões geradas durante as obras.

A Enel Green Power Brasil tem atualmente uma capacidade instalada total de 648 MW, dos quais 401 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 235 MW de energia hídrica. Além disso, a empresa tem 442 MW de projetos de energia eólica e 807 MW de energia solar atualmente em execução. Através da Enel Green Power Cachoeira Dourada, a empresa também opera uma usina hidrelétrica de 658 MW no estado de Goiás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of