ENERGIA EÓLICA JÁ REPRESENTA 7% DO CONSUMO EUROPEU
Para quem ainda duvida dos ventos como fonte de geração de energia, os números da Europa são um bom indicador de sua força. Em 2012, a energia eólica passou a responder por 7% do consumo energético do continente, sendo que a fonte representa 26% de toda capacidade instalada na região. Já são 105,6 GW em potência instalada no mercado europeu, segundo a Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA).
A fonte renovável está despontando nos países da União Europeia e os novos parques eólicos não param de surgir. Só em 2012, foram 11,6 GW a mais no sistema do continente, um crescimento de 12%. Em 2011, o montante agregado foi de 9,4 GW.
Com a grande expansão do setor, o mercado eólico já sente uma grande carência de mão de obra na Europa, onde a demanda de profissionais qualificados gira em torno de 5.500 trabalhadores por ano.
“Em um tempo de índices crescentes de desemprego, não faz sentido que a indústria de energia eólica não encontre os profissionais qualificados de que necessita”, afirmou o diretor de análise de políticas da EWEA, Jacopo Moccia (foto).
Deixe seu comentário