ENERGIA SOLAR ALCANÇA A MARCA DE 14 GW DE POTÊNCIA OPERACIONAL NO BRASIL
A fonte solar fotovoltaica chegou à marca de 14 GW de potência operacional no Brasil, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O dado foi apresentado hoje (3) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Segundo a entidade, a potência instalada em usinas solares de grande porte soma 4,7 GW. Já o segmento de geração própria de energia totaliza 9,3 GW. Ao somar essas duas capacidades instaladas, a fonte solar ocupa o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. As usinas movidas pela luz do sol já ultrapassaram a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis.
“A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, comentou o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia. “As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, acrescentou.
4.7GW + 9.3GW = 14GW e não 16GW como no título da matéria.
Prezado leitor, a informação foi corrigida.
Obrigado por seu comentário.
A Redação