ENEVA ANUNCIA FECHAMENTO DA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS COM A FOCUS ENERGIA
A Eneva anunciou ao mercado que concluiu com sucesso a combinação de negócios com a Focus Energia, operação anunciada no final do ano passado. Assim, as ações da Focus deixaram de ser negociadas na bolsa de valores B3 e seus acionistas foram migrados para a base acionária da Eneva.
Para lembrar, a Eneva adquiriu a Focus por R$ 936 milhões em dezembro de 2021. Com a transação, a Eneva incorporou a empresa e assumiu os ativos operacionais, carteira de contratos e clientes da companhia. Além, o negócio envolve todo o portfólio de projetos da companhia em Comercialização de Energia Elétrica, Geração e Geração Distribuída, que somam 3,7GWp de potência instalada.
O portfólio de geração da Focus é composto por dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Entre os projetos está o Parque Futura 1, 2 e 3 (BA). Quando comissionado, o Futura 1 será o maior complexo solar do Brasil, com uma capacidade instalada de 670 MW.
À época do anúncio da transação, o CEO da Eneva, Pedro Zinner, disse que, com a incorporação da Focus, a Eneva tem uma oportunidade de trazer um ativo que irá acelerar a implementação de sua estratégia como um player integrado de soluções de energia. “Com esta operação, queremos diversificar ainda mais o nosso portfólio de soluções equilibrando a nossa carteira de contratos, atraindo novos investidores para a base acionária e aumentando o acesso a novas fontes de financiamento (greenbonds) além de buscar oportunidades em novas fronteiras, como por exemplo o hidrogênio verde no futuro”, afirmou na ocasião.
Deixe seu comentário