faixa - nao remover

ENEVA APRESENTA DECLARAÇÃO DE COMERCIALIDADE DE TRÊS NOVOS CAMPOS NAS BACIAS DE PARNAÍBA E AMAZONAS

enevaA Eneva anunciou hoje (15) ao mercado que apresentou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) as declarações de comercialidade de três novos campos de petróleo. No Maranhão, a empresa declarou a comercialidade do campo de Gavião Vaqueiro, localizado nos blocos PN-T-66, PN-T-67A e PN-T-48A, na Bacia do Parnaíba. Já no Amazonas, a empresa anunciou a comercialidade dos campos de Tambaqui (na região dos Blocos AM-T-84 e AM-T-85) e Azulão Oeste (também no Bloco AM-T-85), na Bacia do Amazonas.

O campo de Gavião Vaqueiro foi o 12º campo da Bacia do Parnaíba a ser declarado comercial pela Eneva e tem reservas de gas-in-place que variam em 1,5 bilhão de metros cúbicos (provadas), 2,2 bilhões de metros cúbicos (prováveis) e 3,3 bilhões de metros cúbicos (possíveis), de acordo com o intervalo probabilístico.

Já na Bacia do Amazonas, o Campo de Tambaqui tem reservas de gas-in-place estimadas entre 1,6 bilhão de metros cúbicos (provadas), 3,6 bilhões de metros cúbicos (prováveis) e 5,7 bilhões de metros cúbicos (possíveis) de gás natural. O total bruto de óleo e condensado varia entre 8,8 milhões de barris (provadas), 13,9 milhões de barris (prováveis) e 18,9 milhões de barris (possíveis). Em Azulão Oeste, a estimativa de gas-in-place da acumulação varia de 1,4  bilhão de metros cúbicos (provadas) a 6,1 bilhões de metros cúbicos (possíveis).

A partir das Declarações de Comercialidade, a companhia tem até 180 dias para apresentar à ANP os Planos de Desenvolvimento dos campos, que detalham as atividades a serem realizadas para monetizar as descobertas comerciais. “Com os novos volumes provenientes dos novos campos, a Companhia seguirá implementando sua bem-sucedida estratégia e desenvolvendo soluções energéticas para rentabilização do gás natural, que vão desde a geração de energia termelétrica, no modelo reservoir-to-wire (R2W), até a comercialização de GNL para clientes industriais e clientes logísticos”, disse a Eneva.

A empresa também anunciou a atualização da sua certificação de reservas e recursos, conforme Relatórios Executivos de Auditoria das Reservas e Recursos de Campos, Áreas e Blocos, elaborados pela consultoria independente Gaffney, Cline & Associates, Inc. (“GCA”). Assim, em 31 dezembro de 2023, as reservas totais 2P totalizavam 47,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural, divididas em: 37,6 bilhões de metros cúbicos na Bacia do Parnaíba e 10,0 bilhões de metros cúbicos na Bacia do Amazonas.

A GCA também certificou os volumes da Área de Juruá, localizada na Bacia de Solimões, apontando recursos contingentes 2C de gás natural de 24,0 bilhões de metros cúbicos. Em relação aos volumes de condensado e óleo, as reservas 2P verificadas totais foram de 11,8 milhões de barris em dezembro de 2023.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of